Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
3/4/2007 | Atualizado às 8:45
O Ministério Público Federal deve encaminhar em breve à Procuradoria Geral da República documentos e escutas telefônicas que envolvem o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), e o deputado federal Sebastião Bala Rocha (PDT-AP) em um esquema de fraudes em licitação para a compra de medicamentos. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, escutas realizadas pela Polícia Federal levam a crer que Góes teria recebido doações de campanha irregulares e Bala Rocha, facilitado o desvio de verbas públicas.
As suspeitas sobre o governador e o deputado surgiram a partir de conversas telefônicas gravadas pela Polícia Federal durante as investigações que resultaram na Operação Antídoto. A PF prendeu 25 pessoas, entre elas dois ex-secretários de Saúde do Amapá e um sobrinho de Waldez Góes, por acusações de participação em um esquema de superfaturamento de medicamentos vendidos às secretarias de Saúde do Amapá, do Pará e o Ceará.
De acordo com a Polícia Federal, as empresas suspeitas participavam das concorrências estaduais para o fornecimento de remédios e, oferecendo um preço muito abaixo do praticado no mercado, venciam as licitações. Com o contrato assegurado, ganhavam dos governos o dinheiro correspondente aos produtos, mas entregavam cerca de 60% do combinado. O prejuízo aos cofres públicos atingiria R$ 20 milhões.
Uma dessas empresas é a Globo Distribuidora Ltda., que doou pelo menos R$ 50 mil à campanha do governador Waldez Góes. "O que apareceu nas fitas e que deve ser investigado é a questão do financiamento da campanha do governador, que pode ter sido legal ou não", disse à Folha o procurador-chefe da República no Estado, Rodrigo Santos.
O deputado Sebastião Bala Rocha foi secretário da Saúde do Amapá de 2003 a 2004 e é acusado de receber dinheiro para facilitar a liberação do pagamento dos medicamentos. (Carol Ferrare)
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime