Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
23/3/2007 | Atualizado às 19:48
O presidente Lula deve mesmo criar a Secretaria Nacional dos Portos para acomodar o PSB na reforma ministerial. Segundo informa a Folha Online, o presidente garantiu hoje (23), em encontro com lideranças do partido, que vai desmembrar o Ministério dos Transportes, criando a secretaria que terá status de ministério.
Nos Transportes, o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) deve reassumir a pasta na semana que vem. Ele volta ao cargo que deixou no ano passado, para disputar as eleições. O PR, no entanto, quer comandar a pasta sem perder a secretaria de Portos. Mas o PSB perdeu o Ministério da Integração Nacional na reforma ministerial e ficou apenas com o pequeno Ministério de Ciência e Tecnologia.
O titular da nova secretaria seria Pedro Britto, ex-ministro da Integração Nacional. Nesta semana, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) confirmou ao Congresso em Foco que, se convidado oficialmente, Britto vai assumir a pasta. Na quarta-feira, dia em que foi votado na Câmara o parecer sobre a instalação da CPI do Apagão Aéreo, Ciro declarou que a vitória do governo seria fácil – como realmente foi.
No entanto, ele votou a favor da criação da comissão de inquérito, o que foi interpretando por alguns como um recado ao Planalto, que estava sendo pressionado pelo PR para não desmembrar a pasta dos Transportes. O deputado Luciano Castro (RR), líder do PR na Câmara, insiste que a secretaria de Portos permaneça sob o domínio dos Transportes. (Lucas Ferraz)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil