Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula empossa três novos ministros

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula empossa três novos ministros

Congresso em Foco

23/3/2007 | Atualizado às 11:36

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Começou há pouco a cerimônia em que o presidente Lula empossará três novos ministros: Walfrido Mares Guia assume a pasta de Relações Institucionais, Reinhold Stephanes, a Agricultura, e Marta Suplicy é a nova ministra do Turismo. Como Walfrido sai do Turismo para assumir o cargo deixado vago por Tarso Genro - ministro da Justiça desde a semana passada - apenas Luis Carlos Guedes deixa definitivamente o governo.

Na semana passada, o presidente empossou o advogado geral da União, José Antonio Dias Toffoli e os ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, da Justiça, Tarso Genro, e da Saúde, José Gomes Temporão. Estão confirmados, mas ainda não tomaram posse, Alfredo Nascimento nos Transportes e Miguel Jorge no Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A expectativa é que Lula anuncie em breve Carlos Lupi, presidente do PDT, como novo ministro da Previdência. Os ministérios da Defesa, do Desenvolvimento Agrário, do Esporte e da Pesca ainda estão com situação indefinida. Nas demais pastas, não devem acontecer mudanças. 

Reinhold Stephanes

Foi ministro da Previdência nos governos Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso. Recém eleito para o sexto mandato como deputado federal, Reinhold surgiu como o mais forte candidato à pasta da Agricultura depois que Odílio Balbinotti (PMDB-PR) desistiu da indicação para o cargo em meio a denúncias de que teria cometido crime de falsidade ideológica (leia mais).

A indicação de Stephanes enfrentou críticas da bancada ruralista do PMDB e do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR) porque o deputado não teria vínculos com o setor. O PMDB indicou como alternativas Waldir Colato (ES), Waldemir Moka (MS) e Moacir Micheleto (PR), mas Lula acabou decidindo por Reinhold.

Professor universitário e economista, foi secretário da Fazenda de Curitiba, diretor do Incra, presidente do INPS e secretário estadual de Agricultura do Paraná.

Marta Suplicy

Foi deputada federal e prefeita de São Paulo. Marta assume depois de um longo período de indefinição, durante o qual chegou a ser cotada para a Educação e para o Ministério das Cidades. Ela aparece como uma das principais alternativas do PT para a prefeitura de São Paulo em 2008 ou, até, para a Presidência da República em 2010.

Walfrido Mares Guia

Foi ministro do Turismo no primeiro mandato do presidente Lula e, no segundo mandato, é considerado uma peça chave na reforma ministerial – o presidente expressou publicamente o desejo de que Walfrido permanecesse no governo. Chegou a ser cotado para o Desenvolvimento.

Mares Guia foi vice-governador de Minas Gerais e deputado federal. Em Minas, ocupou a Secretaria de Planejamento de Belo Horizonte e as secretarias estaduais de Desburocratização e Reforma Administrativa, de Ciência e Tecnologia e de Educação. (Carol Ferrare)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Governo planeja financiar poupança para estudantes

STF garante a Psol direito a ter liderança na Câmara

STF grante a Psol direito a liderança

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos contra PEC da Blindagem tomam ruas neste domingo

2

PEC da Blindagem

Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem

3

PEC da Blindagem

Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem

4

PEC da blindagem

Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem

5

SERVIDOR LICENCIADO

PF abre processo disciplinar contra Eduardo Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES