Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
15/3/2007 | Atualizado às 22:12
Depois de empossar o advogado José Antônio Toffoli como ministro-chefe da Advocacia Geral da União (AGU), na segunda-feira, a primeira mudança da tão esperada reforma ministerial de seu segundo mandato, o presidente Lula dará posse amanhã a três novos ministros: José Temporão, no Ministério da Saúde, Geddel Viera Lima, na Integração Nacional e Tarso Genro, no Ministério da Justiça.
Os outros ministros só serão empossados na semana que vem, explica o portal G1. O futuro ministro da Agricultura, Odílio Balbinotti (PMDB-PR), será empossado na quinta-feira. Segundo o Palácio, a posse de Balbinotti foi adiada porque o atual titular da pasta, Luís Carlos Guedes Pinto, encontra-se em viagem no exterior.
Odílio Balbinotti, o maior produtor de sementes de sojas do país, responde a um processo no Supremo Tribunal Federal (STF), que corre em segredo de justiça, por crimes de falsidade ideológica e documental.
O futuro ministro esteve hoje com o presidente Lula, ao lado dos peemedebistas Michel Temer e Henrique Eduardo Alves, líder na Câmara. Ele afirma ser inocente.
Walfrido indefinido
Preferido para ocupar a vaga de Tarso Genro nas Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia (PTB) é cotado agora para a pasta do Desenvolvimento, com a eminente saída de Luiz Fernando Furlan. Se isso acontecer, cogita-se que o deputado Henrique Fontana, ex-líder do PT na Câmara, seja o articulador político do governo.
Botelho e Diniz recusaram Desenvolvimento
O presidente Lula convidou dois empresários de peso para o Ministério do Desenvolvimento, mas ambos não quiseram assumir a pasta. Roberto Botelho, presidente da Embraer, e Abílio Diniz, do Grupo Pão de Açúcar, recusaram.
Segundo a Folha Online, os empresários não queriam trocar a iniciativa privada, por causa de compromissos já assumidos. Lula estaria trás de alguém entendido em comércio exterior para ocupar a pasta.
Um dos interlocutores de Lula na escolha do novo ministro do Desenvolvimento é o deputado e presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Armando Monteiro Neto (PTB-PE).
Vanucchi fica na Secretaria de Direitos Humanos
Titular da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi continuará no cargo, que tem status de ministério. O PT decidiu mantê-lo no posto, que também era pleiteado pelo deputado petista Luiz Eduardo Greenhalgh.
Segundo a Folha Online, o líder do PT na Câmara, Luiz Sérgio (RJ), declarou que Vanucchi tem todo o apoio do partido, e que foi decisão dele continuar na pasta.
O Congresso em Foco apurou que, por questões pessoais, Paulo Vanuchi provavelmente não fica até o final do segundo mandato do presidente Lula, que termina em 2010. Jornalista, o secretário de Direitos Humanos foi um dos coordenadorres da campanha presidencial de Lula em 1994.
Lula diz que não aceita partidarizar saúde e educação
Em reunião com educadores na manhã de hoje (15), no Palácio do Planalto, o presidente Lula explicou a escolha de técnicos para os ministérios da Educação e da Saúde. Lula manteve Fernando Haddad na pasta da Educação e para a Saúde escolheu o médico José Gomes Temporão, ex-diretor do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
"Com educação e saúde, a gente não brinca, não partidariza. A gente monta um governo com as pessoas que têm competência. Na Saúde, se você brincar, é morte. Na educação, é o analfabeto. Essas coisas são sérias", disse o presidente. Lula discursou na abertura do encontro para discutir o Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Temporão foi indicado pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), na cota do PMDB. Já Haddad – que, embora seja ligado ao PT, tem perfil técnico – será mantido no cargo, apesar da pressão de petistas para que o presidente entregasse a pasta à ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT).
Novo ministro da Agricultura é investigado no STF
O novo ministro da Agricultura, deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR), responde a um inquérito sigiloso no Supremo Tribunal Federal (STF). O paranaense é investigado por crime contra a fé pública e por falsidade ideológica, informa a Folha de S. Paulo.
A abertura do inquérito foi pedida pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, em agosto do ano passado. Balbinotti disse que irá explicar a denúncia a Lula hoje (15), quando será apresentado ao presidente. Os dois ainda não se conhecem pessoalmente.
"Vamos ter a oportunidade de esclarecer. Só tenho a dizer que sou pessoa inocente, sou limpo", afirmou o deputado, que está em seu quarto mandato na Câmara.
Maior produtor de sementes de soja do país, o novo ministro também admitiu que tem dívidas com o Banco do Brasil. "Qual o agricultor que não tem? Mas só as tenho porque tenho crédito", afirmou. A empresa do deputado, a Adriana Sementes, produz sementes de soja em 26 mil hectares em Mato Grosso.
Balbinotti chega ao ministério com o respaldo do agronegócio exportador brasileiro e dos governadores Roberto Requião (PMDB-PR) e Blairo Maggi (PR-MT). Antes de chegar ao PMDB, ele esteve filiado à Arena, onde começou sua trajetória política, ao PFL, ao PDT e ao PSDB.
Confirmado novo secretário do Ministério da Fazenda
O Ministério da Fazenda confirmou hoje que o atual secretário-adjunto de Política Econômica, Nelson Barbosa, será o novo titular da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério (Seae), divulgou há pouco a Agência Estado. Barbosa ganhou destaque ao coordenar a área econômica da campanha do presidente Lula para o segundo mandato.
Nelson Barbosa substitui Marcelo Santivi, desgastado depois de a imprensa publicar relatório confidencial da Seae que mostrava que um crescimento de 4% na economia no período 2007-2010 dependeria de aumento na oferta de energia.
Berzoini admite entregar Previdência ao PDT
O PT desistiu de reivindicar o Ministério da Previdência. Em carta enviada ontem ao presidente do PDT, Carlos Lupi, Ricardo Berzoini afirmou que apoiará o nome indicado pelo pedetista. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o presidente Lula cobrou do PT esta posição.
Lula deve confirmar os nomes dos novos ministros em reunião, ainda hoje, com o Conselho Político que reúne os onze partidos governistas.
Temas
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem
SERVIDOR LICENCIADO