O novo ministro da Agricultura, deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR), responde a um inquérito sigiloso no Supremo Tribunal Federal (STF). O paranaense é investigado por crime contra a fé pública e por falsidade ideológica, informa a Folha de S. Paulo.
A abertura do inquérito foi pedida pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, em agosto do ano passado. Balbinotti disse que irá explicar a denúncia a Lula hoje (15), quando será apresentado ao presidente. Os dois ainda não se conhecem pessoalmente.
"Vamos ter a oportunidade de esclarecer. Só tenho a dizer que sou pessoa inocente, sou limpo", afirmou o deputado, que está em seu quarto mandato na Câmara.
Maior produtor de sementes de soja do país, o novo ministro também admitiu que tem dívidas com o Banco do Brasil. "Qual o agricultor que não tem? Mas só as tenho porque tenho crédito", afirmou. A empresa do deputado, a Adriana Sementes, produz sementes de soja em 26 mil hectares em Mato Grosso.
Balbinotti chega ao ministério com o respaldo do agronegócio exportador brasileiro e dos governadores Roberto Requião (PMDB-PR) e Blairo Maggi (PR-MT). Antes de chegar ao PMDB, ele esteve filiado à Arena, onde começou sua trajetória política, ao PFL, ao PDT e ao PSDB.