Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
8/3/2007 | Atualizado às 19:11
O governo anunciou oficialmente na tarde de hoje (8), em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, os novos líderes do governo no Congresso Nacional: Romero Jucá (PMDB-RR) foi confirmado como líder do governo no Senado, enquanto a senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) se tornou a nova líder no Congresso Nacional.
O deputado José Múcio Monteiro (PTB-PE) é o líder do governo na Câmara, tendo com vice-líderes Henrique Fontana (PT-RS) e Beto Albuquerque (PSB-RS). "O nosso espírito é somar, contribuir. O senhor vai contar com a minha lealdade quando eu tiver que dizer aquilo que penso, mesmo que discorde e que tenha que defender aquilo que não concorde. E com a gratidão e a memória do coração, vou ser grato pela oportunidade", disse José Múcio ao presidente Lula, que estava na cerimônia.
"As pessoas podem nunca ter visto a Roseana, mas conhecem a luta política dela. O Jucá, as pessoas também podem não conhecê-lo, mas sabem o líder que foi. E o Múcio, quem convive com ele sabe das suas qualidades políticas", disse.
Empenho no PAC
Lula cobrou dos novos líderes do governo empenho para a votação de matérias, especialmente as do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
"O PAC é o começo de uma nova vida em se tratando de perspectiva de crescimento econômico. Para funcionar 100%, terá que passar por algumas mudanças em leis que existem no Congresso, porque quanto mais democráticos e modernos forem os marcos regulatórios mais chances de teremos de fazer com que mais gente tenha interesse em nosso país."
O presidente afirmou que o governo vive uma relação estável com o Congresso. "Eu não conheço um momento em que tivemos a tranqüilidade de agir com o Congresso como no primeiro mandato. Não teve nenhum tema importante que não foi votado", afirmou.
Por fim, Lula desejou boa sorte aos líderes do governo no Congresso. "Eu desejo a vocês toda a sorte do mundo para que consigam cumprir todos os objetivos. E naquilo que eu puder ajudá-los, ajudarei. Agora, espero mais ajuda de vocês porque é lá que o embate se dá da forma mais eloqüente e democrática possível", afirmou o presidente.
Primeira reunião
Na primeira reunião reservada com as lideranças do governo, o presidente Lula orientou para que os líderes evitem que a oposição consiga emplacar CPI para fazer "disputa política", como a comissão que pretende investigar o Apagão Aéreo.
“O presidente pediu para não ficarmos de braços cruzados esperando a oposição fazer o que quiser. O governo não vai mais deixar ser feito de gato e sapato pela oposição”, disse o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), vice-líder do governo na Câmara. “A orientação é para enfrentar a oposição”, acrescentou.
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores