Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
3/2/2007 | Atualizado 4/2/2007 às 18:08
|
|
Estreando na Câmara dos Deputados, a gaúcha Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) inicia o mandato com a esperança de participar de uma legislatura produtiva e sem escândalos. “Apesar de toda a crise, a última legislatura aprovou muita coisa. Temos de produzir, no mínimo, a mesma quantidade", diz a deputada. |
Aos 25 anos, Manuela tem um discurso pautado pela valorização do jovem e do trabalhador, bandeiras históricas de seu partido e do movimento estudantil, no qual começou a sua militância política em 1999. De lá pra cá, a ascensão foi meteórica: em 2004 foi eleita para a Câmara Municipal de Porto Alegre e, no ano passado, para a Câmara dos Deputados, com a maior votação de toda a bancada gaúcha (271.939 votos).
Para a deputada, todos os parlamentares da nova legislatura terão de se dedicar com muita seriedade para resgatar a imagem do Congresso, chafurdada na lama nos últimos quatro anos por sucessivos escândalos. Entre os principais pontos, Manuela prega que é necessário debater as medidas para o desenvolvimento econômico com a classe trabalhadora. “Crescimento inclui trabalhador. Todas as vezes que se tentou crescer sem se ouvir o trabalhador, as medidas não deram certo”, afirma.
Segundo Manuela, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado pelo presidente Lula, ainda não é suficiente e necessita de incrementos que só acontecerão a partir do debate com as instituições e a sociedade. Outro ponto destacado pela deputada é a necessidade de se fortalecer o desenvolvimento do Mercosul. “Precisamos consolidá-lo, mas de uma forma que seja mais justa para os estados”, disse.
No momento, só uma coisa parece incomodar Manuela: o título informal de musa do novo Congresso. Ela diz temer que o rótulo ofusque o seu trabalho na Câmara. Esbanjando simpatia e beleza, a jovem deputada era uma das mais assediadas no dia da posse. "Não vim para desfilar! Vim para fazer política e honrar com muito trabalho os 271.939 votos dos gaúchos e gaúchas que nos garantiram o mandato federal", avisou.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira