Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
1/2/2007 | Atualizado às 23:25
O candidato tucano derrotado nas eleições para a presidência da Câmara, Gustavo Fruet (PR) disse que sua candidatura cumpriu a missão dela. “A minha obrigação não era com a vitória, mas a de assumir uma posição. O pior que poderia ocorrer era a omissão”, disse.
Para Fruet, os 98 votos que recebeu provaram a unidade do PSDB, PPS e do grupo da terceira via. Segundo o deputado, a eleição foi marcada mais uma vez por uma crise protagonizada pela base governista. “A Câmara paga por uma briga do governo. A pergunta é: para quem interessa uma Câmara enfraquecida?”
A prioridade do novo presidente da Casa, Arlindo Chináglia (PT-SP) será, na opinião do tucano, a de buscar as lideranças partidárias, restabelecer a unidade da base e colocar em pauta votações importantes. “Temos que parar com essa idéia de que o presidente só serve para dar aumento. Ele tem que colocar os projetos prioritários a partir da terça-feira e não patinar”, comentou o deputado.
Fruet disse que precisa esperar “abaixar a poeira” antes de analisar os números e efeitos das votações, mas que se sente satisfeito com sua participação. “Missão cumprida. Combati o bom combate”, avaliou.
Oposição
O líder do PSDB na Câmara, Antonio Carlos Pannunzio (SP), também avaliou o resultado de forma positiva, mas afirmou que o partido continuará a exercer seu papel. “Uma coisa é o debate político, outra é a disputa pela liderança da Casa. Somos oposição substantiva e ninguém duvide disso”, afirmou o líder.
Segundo Pannunzio, os votos tucanos ao candidato petista e a costura de diferentes alianças entre os parlamentares do partido com os representantes da base aliada no segundo turno não gerarão nenhum transtorno para o PSDB. “O fundamental é a bancada estar unida. Esse resultado não derruba ninguém do partido”, garantiu. (Ricardo Taffner)
Temas
Projeto antifacção
Relatório de Derrite prevê endurecimento no combate ao crime
Pensão alimentícia
Deputado quer incluir 13º e terço de férias no cálculo da pensão
Previdência Militar
Deputado propõe aposentadoria integral para policiais e bombeiros