Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
18/1/2007 | Atualizado às 6:22
A candidatura do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) fez o líder tucano na Câmara, Jutahy Junior (BA), retirar o apoio que havia declarado, em nome da bancada, à candidatura do petista Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Enquetes realizadas pelos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo mostram a tendência da bancada em se unificar em torno do paranaense até a próxima terça-feira (23), quando ela se reúne para definir sua posição na eleição da Câmara.
Embora apresentem números distintos, os levantamentos que mais da metade dos deputados do partido está disposta a seguir a decisão da maioria. As duas pesquisas revelam que Fruet tem a preferência da maior parte da bancada.
Jutahy, que anunciou semana passada o apoio do partido a Chinaglia, telefonou ontem para o petista para avisar que estava voltando atrás na decisão.
“Disse que a candidatura de Fruet criou uma aglutinação na bancada e que eu encaminharia uma proposta para que, na próxima terça-feira, seja feita uma votação única em torno do nome dele, retirando os outros dois (Chinaglia e Aldo Rebelo) do processo de escolha”, relatou o líder tucano ao Estadão.
“Também o alertei de que, diante desse fato novo, o partido abriria mão da primeira vice-presidência, como tinha acordado com o PT”, completou.
Fruet ganha terreno
De acordo com enquete feita pelo Estadão, Fruet tem o apoio declarado de 39 (72%) dos 54 tucanos que assumem em 1º de fevereiro. Outros 14 se disseram indecisos. O restante não foi localizado ou não quis responder.
O PSDB elegeu 66 deputados em outubro passado, mas dois deles, segundo a secretaria-geral da Mesa Diretora da Câmara, já pediram desfiliação. Já na pesquisa realizada pela Folha, 28 tucanos declararam apoio ao deputado paranaense, 23 disseram aguardar a decisão da bancada, dois afirmaram preferir Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e um se posicionou como indeciso. Os demais não foram encontrados pela reportagem.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil