Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Tucano lerá termo de posse de Lula no Congresso

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Tucano lerá termo de posse de Lula no Congresso

Congresso em Foco

1/1/2007 15:44

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Com os desfalques na cerimônia de posse do presidente Lula, sobrou para um tucano a leitura do termo de posse que será assinado por volta das 16h20 pelo petista no Congresso. A ausência do primeiro-secretário do parlamento, deputado Inocêncio Oliveira (PL-PE), e do segundo-secretário, deputado Nilton Capixaba (PTB-RO), fez a tarefa sobrar para o terceiro-secretário, Eduardo Gomes (PSDB-TO).

O parlamentar afirmou não ver o episódio como um constrangimento. “Minha vontade era de falar o nome do Geraldo Alckmin, mas o TSE reza que diga o nome do Lula e do José Alencar”, ironizou. “Vou olhar bem para a faixa presidencial para que nós não nos desacostumemos dela. Já estamos há dois mandatos sem a faixa”, brincou em seguida.

O vice-líder do governo na Câmara afirmou que a situação é uma lição importante para os tucanos. “É uma importante lição para quem perdeu a eleição ter de dar posse para quem venceu”, destilou.

A posse de Lula será prestigiada por apenas dois dos sete integrantes da Mesa Diretora do Congresso – além de Eduardo Gomes, somente o presidente do parlamento, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), marcará presença.

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), assinará o termo de posse, mas de maneira simbólica, já que não compõe a Mesa do Congresso. A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, também não comparecerá ao evento porque passa o reveillon com a família em Porto Alegre.

Capota

O mau-tempo em Brasília ameaça a cerimônia de posse de Lula. Nos bastidores do evento, a principal dúvida é se o presidente desfilará no Rolls-Royce da presidência com a capota aberta ou fechada.

Há pouco, a assessoria do Planalto informou que o desfile ocorrerá com o teto coberto, para evitar que o petista chegue molhado ao Congresso. Contudo, o céu ensaia uma trégua para as próximas horas, o que pode fazer o presidente decidir voltar ao cerimonial previsto inicialmente.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Serra toma posse do governo paulista

Arruda quer promover "choque de gestão" no DF

Alcides Rodrigues toma posse em Goiás

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DO CONSUMIDOR

Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos

2

Santa Catarina

Florianópolis cria triagem e dá passagem para migrante sem emprego

3

Economia

Senado aprova isenção de IR até R$ 5 mil e projeto segue para sanção

4

INTERNACIONAL

Presidente do México sofre assédio sexual durante evento público

5

SENADO FEDERAL

Fabiano Contarato será o presidente da CPI do Crime Organizado

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES