Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
30/12/2006 | Atualizado 31/12/2006 às 8:08
Integrantes do Movimento dos Agricultores Sem-Terra (Mast) que estavam acampados às margens da PR-439, em Abatiá, a cerca de 350 quilômetros de Curitiba, no norte do Paraná, invadiram na manhã deste sábado (30) parte da Fazenda Ribeirão Bonito, pertencente à família do ex-senador e ex-ministro da Agricultura, José Eduardo de Andrade Vieira. É o que informa reportagem de Evandro Fadel, correspondente do jornal O Estado d S.Paulo no Paraná.
Os sem-terra alegam, diz o texto, que estão "pressionando" o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para que lhes encontre um assentamento definitivo. Segundo a reportagem, os líderes do Mast afirmam que, em um ano e meio de acampamento, duas pessoas morreram atropeladas e também alegam que a fazenda é improdutiva.
"O filho do ex-ministro, Germano Vieira, disse que o advogado da família registrou boletim de ocorrência e estava entrando com pedido de reintegração de posse", explica a reportagem. Gernano classificou a invasão de "pura bandidagem" e informou que a fazenda é produtiva com criação de gado de "primeira qualidade".
Ainda segundo o jornal, o superintendente do Incra no Paraná, Celso Lisboa de Lacerda, disse que a ocupação da fazenda "não vai adiantar nada". Segundo Lisboa, o Incra já comprou, em Jundiaí do Sul, município vizinho, as fazendas Itambé, ocupada pelo Mast, e Pau D´Alho, ocupada pelo Movimento dos Sem-Terra (MST). O superintendente do Incra também informou que falta apenas lavrar a escritura para que as negociações sejam encerradas.
Mesmo sendo aliados tradicionais do PT e cabos eleitorais do presidente Lula desde as eleições de 2002, os movimentos sociais ligados à questão agrária tentam mostrar independência do governo e promoveram reinvindicações só interrompidas justamente em períodos eleitorais. Antes mesmo do início do segundo mandato do presidente Lula a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Movimento dos Sem-Terra (MST) comunicaram na última quarta-feira (27) que vão apresentar uma proposta formal pedindo o fim do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o fortalecimento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Leia mais.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil