Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Deputados do Mercosul inauguram Parlamento

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Deputados do Mercosul inauguram Parlamento

Congresso em Foco

14/12/2006 | Atualizado às 13:07

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Representantes dos países que serão integrantes do Parlamento do Mercosul, inaugurado hoje (14), em Brasília, aproveitaram a oportunidade para discursar no plenário do Senado. O primeiro foi o presidente da Representação Argentina no Parlamento do Mercosul, deputado Alfredo Atanasof. Ele afirmou que, com a constituição do novo órgão, o bloco econômico avança rumo à democratização do processo de integração.

Para ele, o novo Parlamento ampliará a voz dos cidadãos, que passarão a participar de todas as instâncias do processo de integração. "Aprendemos nesses 15 anos que integrar-se não é fácil, mas hoje existe uma convicção sólida na política regional que nosso destino está unido ao destino de nossos sócios, vizinhos e irmãos sul-americanos", ressaltou.

Alfredo Atanasof ainda lembrou que o Parlamento do Mercosul terá a obrigação de debater temas conflitantes e apresentar propostas de solução aos Poderes Executivos dos Estados-membros. "A instituição deve ser o fórum de debate político de todas as questões, especialmente as mais conflituosas", defendeu.

Para o deputado argentino, o principal desafio dos parlamentares que farão parte do Parlamento será modificar as legislações nacionais para permitir a eleição direta dos próximos representantes. As primeiras eleições diretas para o Parlamento do Mercosul estão previstas para a legislatura de 2014.

"O Mercosul deve ser um impulsor da Comunidade Sul-Americana"

O presidente da representação uruguaia, deputado Roberto Conde, defendeu que o Mercosul deve ser uma prioridade na integração sul-americana. "Não há nem deve haver contradição entre a construção do Mercosul e da Comunidade Sul-Americana. Mas se o Mercosul não se afirmar e não se constituir, não haverá Comunidade Sul-Americana. Isso não é arrogância, mas responsabilidade. Se o Mercosul não se transformar em impulsor da Comunidade Sul-Americana, não se criarão condições para sua constituição", ressaltou.

Para ele, os parlamentares do Mercosul devem ter claro que os acordos comerciais servem de base material para a integração, "mas sem instituições políticas e comunitárias sólidas e sem segurança jurídica, não pode ser constituído o mercado".

Justiça Social

Já o presidente da representação venezuelana, deputado Saul Ortega, ressaltou que o processo de integração dos países do bloco não deve ser voltado apenas para o desenvolvimento econômico, mas também para a busca de justiça social. "O Parlamento deve expressar os tempos de mudança e evitar cair na tentação de privilegiar concepção mercantilista da integração", disse.

Ortega ainda afirmou que a integração não é uma opção, mas o caminho aspirado pelo povo latino-americano. "O Mercosul deve ser enclave sólido para integração da América Latina, em um momento em que há um projeto de revitalizar o neocolonialismo no continente, com a Alca e os tratados de livre comércio com os Estados Unidos", declarou. (Renaro Cardozo)
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Julgamento do Golpe

"Pode dormir em paz": Dino rebate pedido de Fux para não o interromper

2

Judiciário

Veja como foi 3º dia de julgamento do núcleo crucial do golpe

3

AÇÃO PENAL DO GOLPE

Ao vivo: 1ª Turma do STF retoma ação de Bolsonaro com voto de Fux

4

INTERNACIONAL

EUA diz que Trump usaria poder econômico e militar pró-Bolsonaro

5

Judiciário

Fux interrompe Moraes para dizer que voltará às preliminares no voto

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES