Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
12/11/2006 | Atualizado às 8:58
Uma proposta que tramita na Comissão de Educação do Senado pode apimentar ainda mais a relação do governo Lula com a imprensa. É que os senadores estão discutindo um projeto de lei, que altera a Lei de Imprensa para coibir a divulgação, pelos meios de comunicação, de informações "potencialmente" ofensivas à honra.
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Associação Nacional dos Jornais (ANJ) já manifestaram posição contrária ao projeto. As entidades acreditam que a matéria fere a liberdade de informação.
De acordo com o projeto, sempre que os meios de comunicação veicularem notícias que consistam na imputação de um crime, ilícito administrativo ou civil, ou que tenham repercussão negativa sobre a honra, a imagem ou a reputação de alguém, deverão fazer previamente investigação "criteriosa" de sua veracidade e da autenticidade dos documentos que lhes servem de base.
Os meios de comunicação também devem ouvir previamente as pessoas citadas nas reportagens com denúncias e dar-lhes oportunidade de manifestação. Se os procedimentos não forem seguidos, as penas para os eventuais crimes de calúnia (máximo de dois anos de detenção e multa) e difamação (máximo de um ano de prisão e multa) ficam aumentadas em um terço.
Na avaliação do autor do projeto, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), a liberdade de expressão não pode atentar contra o direito à preservação da dignidade."Muitos meios de comunicação têm confundido a ampla liberdade de informação com uma verdadeira permissividade", afirmou Crivella em sua justificativa.
A proposta já recebeu parecer favorável da senadora Fátima Cleide (PT-RO), relatora da matéria. O projeto seria votado na comissão na última terça-feira, mas foi retirado temporariamente da pauta para ser debatido.
Temas
PEC da Blindagem
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Corregedoria da Câmara pede suspensões de três deputados por motim
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília