Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
10/11/2006 15:54
Integrantes da oposição não descartam pedir a criação de uma CPI no Congresso para investigar o uso dos cartões corporativos pela Presidência da República. O assunto ganhou força hoje, após a divulgação de que os cartões foram usados na comprar 280 lanches, que somaram R$ 2.212, para um comício do presidente Lula em Jacareí (SP), em setembro, durante a campanha eleitoral.
"Se não tivermos as explicações necessárias, precisamos de uma CPI para abrir o cadáver (dos cartões corporativos) e dizer o que está sendo feito dele", enfatizou o líder do PFL no Senado, José Agripino Maia (RN).
O líder do PSDB na Casa, Arthur Virgílio (AM) encaminhou um requerimento à Mesa para cobrar explicações formais da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. A primeira informação é de que os lanches teriam sido distribuídos a militantes do PT. O Planalto comunicou, no entanto, que a comida foi entregue a seguranças oficiais do presidente.
"A quantia é irrisória, mas o problema é que ninguém dentro do governo diz que isso é proibido. Os cartões corporativos exprimem a mistura do público com o privado nesse governo", criticou Virgílio.
O uso dos cartões tem sido um dos principais alvos da oposição contra o governo. No mês passado, parlamentares do PSDB e do PFL foram ao Tribunal de Contas da União (TCU) cobrar informações sobre o uso do dispositivo pela Presidência, mas não obtiveram resposta.
As suspeitas de uso ilícito dos cartões começou no ano passado, quando o tribunal encontrou indícios de que notas frias teriam sido usadas para justificar gastos do Planalto. Os cartões corporativos foram criados durante o governo Fernando Henrique Cardoso para despesas consideradas imediatas e, segundo disse Lula no debate da TV Bandeirantes antes do segundo turno, "foi a única coisa boa que o Fernando Henrique fez no governo".
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil