Na cerimônia de apresentação do Índice de Desmatamento da Amazônia, o presidente Lula defendeu a soberania da região e o domínio brasileiro sobre ela. "Quem quiser conhecer a Amazônia precisa pedir licença. Quem quiser explorar a Amazônia precisa pedir licença para o Brasil, pois não abrimos mão do domínio sobre a Amazônia", declarou.
"O que nós estamos vendo no mundo de hoje é que nas conferências internacionais se tomam mais decisões, mas grande parte não é implementada, porque as decisões são incompatíveis com a vontade ou ganância do crescimento econômico que querem alguns países", discursou Lula, no evento ocorrido ontem (25).
De acordo com o documento, o governo petista criou mais de 20 milhões de hectares de áreas de conservação na Amazônia. Segundo os dados, no total da área de preservação, os números representam 9,98% da região.
Comparando com a área até 2002, apenas 6,14% estavam dentro do programa de preservação. Já a estimativa para o fim deste ano é que aumente para 11,98%.
Privatização
Na propaganda eleitoral gratuita de TV de hoje (26), o candidato tucano à Presidência da República, Geraldo Alckmin, acusou Lula de ter "privatizado" a Amazônia ao assinar acordos de exploração da região de 60 anos com grupos estrangeiros. (Renaro Cardozo)