Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Tucanos vão ao TSE por causa de dossiê

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Tucanos vão ao TSE por causa de dossiê

Congresso em Foco

18/9/2006 | Atualizado às 6:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O PSDB entrará hoje, em Brasília, com representação contra a interferência do governo Lula no processo eleitoral. Na avaliação dos tucanos, o governo federal interferiu diretamente na campanha quando evitou o flagrante da compra de acusações contra os candidatos José Serra e Geraldo Alckmin por petistas em São Paulo.

Valdebran Padilha e Gedimar Passos foram presos pela Polícia Federal na sexta-feira com R$ 1,75 milhão. Segundo eles, o dinheiro teria sido repassado por um emissário do diretório paulista do PT em troca de um dossiê que associaria o ex-ministro da Saúde José Serra, candidato ao governo de São Paulo, e o seu sucessor na pasta, o também tucano Barjas Negri, ao esquema da máfia das ambulâncias.

"Como tudo está remetido ao ambiente eleitoral, é evidente que a Justiça Eleitoral assuma o caso", defende o advogado do PSDB, Ricardo Penteado. Para o PSDB, já existem fatos suficientes para a cassação do registro da candidatura do presidente Lula, conforme determina a Lei das Inelegibilidades (Lei Complementar 64/90). "Qualquer investigação de abuso do poder tende a isso (à cassação do registro da candidatura)", explicou o advogado do PSDB.

Penteado questiona a divulgação das imagens que mostram Serra ao lado dos coordenadores do esquema dos sanguessugas. "Não é possível isso. A pergunta que se faz é: quem são Valdebran e Gedimar? A quem estão representando?", questiona Penteado. Independentemente da ação do PSDB, a Corregedoria-Geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode assumir a condução do inquérito, já que o processo criminal estaria influenciando na campanha eleitoral.

Procurado no último sábado pelo presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, se comprometeu com uma investigação imparcial do caso. Bastos disse que a PF trabalhará com isenção e negou tentativa de abafar o caso. Segundo ele, não se pode duvidar de uma polícia que foi a responsável pela prisão das pessoas que tentavam negociar o dossiê.

Serra processará Vedoin

O ex-ministro da Saúde José Serra, candidato a governador de São Paulo, garantiu, que entrará nesta segunda-feira (18) com notícia-crime contra o empresário Luiz Antonio Vedoin. O sócio da Planam acusou Serra, em entrevista à revista Istoé, de participação na máfia das ambulâncias e disse que enquanto o tucano estava à frente do ministério, a liberação da verba para a compra dos veículos era mais rápida.

Serra garantiu que já acionou seus advogados e disse não ter evidências de que somente um partido tenha participado do esquema de compra de dossiês, ao qual chamou de "baixaria primitiva, destinada a enganar eleitores em cima da hora". Até agora foi comprovada a participação de um filiado do PT de São Paulo, o empresário Valdebran Padilha, que foi preso pela Polícia Federal. Valdebran é ex-tesoureiro do partido.

O ex-ministro quer descobrir de onde saiu o dinheiro - R$ 1,75 milhão - que seria destinado a compra do material apreendido na quinta-feira (14) à noite com Paulo Roberto Trevisan, primo do sócio da Planam Luiz Antonio Vedoin.  "A denúncia é um amontoado de mentiras e nossos adversários estão organizando baixaria porque estamos bem à frente nas pesquisas. É lamentável que isso ainda ocorra no Brasil", disse o tucano.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

CPI pedirá dados sobre gestão de tucanos na Saúde

Os bens de Bezerra

Preso diz nome de petista que teria comprado dossiê

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Dados

Veja os deputados que mudaram de voto na PEC da Blindagem

2

VÍDEO

Prisão domiciliar de Bolsonaro pode ser revogada, explica criminalista

3

PEC da Blindagem

Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes

4

ELEIÇÕES 2026

Corrida ao Senado preocupa o Planalto e empolga a direita

5

CONGRESSO

Quem é Alessandro Vieira, o relator da PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES