Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
11/9/2006 | Atualizado 12/9/2006 às 6:43
Oito diretórios municipais do PT afirmaram não ter recebido os encartes e revistas que o governo federal produziu em 2005 exaltando suas realizações no ano anterior. A posição dos diretórios contradiz a versão do Palácio do Planalto, que alega ter repassado esse material diretamente ao partido. Segundo reportagem da revista Veja desta semana, publicações confeccionadas a pedido do Planalto teriam sido entregues a diretórios do partido para que fosse feita a distribuição. Os impressos exaltam ações do governo Lula e criticam as gestões anteriores.
Segundo auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), o governo não conseguiu comprovar a distribuição de 2 milhões dos 5 milhões de folhetos confeccionados. O custo total do material foi de R$ 11 milhões. O governo alega que a publicação não foi encaminhada à Secretaria de Comunicação (Secom), que a encomendou, mas aos diretórios municipais do PT, para que a distribuição ocorresse sem custos para o governo.
A versão nos diretórios, porém, é outra. "O que chega é material de campanha do Lula; do governo, nunca veio nada", afirmou Kleber Frizzera, presidente do diretório de Vitória (ES). O PT de Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Manaus (AM), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Teresina (PI) também disseram não ter recebido o material.
Em Santa Catarina, o presidente do diretório estadual, Nelson Müller, afirmou que havia algumas cartilhas na sede, mas trazidas por lideranças que visitaram Brasília. Não houve remessa, diz. "Tomamos cautela. Governo é governo. Partido é uma outra instância", pondera.
Em Mato Grosso do Sul, o presidente do PT estadual, Mariano Cabreira, também negou ter recebido o material. "Mas se tivessem me mandado, eu teria distribuído. Não vejo nenhum crime de lesa-pátria nisso. Qual o problema em fazer propaganda para o governo que eu ajudei a eleger? O PSDB sempre fez isso", argumentou.
Temas
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes
RELAÇÕES EXTERIORES
Estados Unidos impõem sanções contra esposa de Alexandre de Moraes
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília