Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
1/2/2011 10:44
[/caption]Edson Sardinha
Em cerimônia que durou 40 minutos, a Câmara empossou os 513 deputados que farão parte da 54ª legislatura. O presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), chamou quatro deputados para ajudá-lo a comandar a sessão na qual os parlamentares fizeram o juramento de "manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil". Antes disso, houve a execução do hino nacional. A cerimônia foi acompanhada pelo vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), que presidiu a Casa até dezembro.
Após a leitura do termo de compromisso, os deputados passaram a ser chamados um a um pelo deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), atual segundo-secretário da Mesa. Para reafirmar o compromisso geral, cada um deles teve de dizer: "Assim o prometo". Campeão de votos entre todos os 513, o comediante Tiririca (PR-SP) foi um dos mais aplaudidos ao fazer o juramento. Ele recebeu 1,3 milhão de votos. 
Os deputados foram chamados por bancada estadual, do Norte para o Sul, respeitando-se em cada estado a ordem alfabética. Concluída a sessão de posse, os parlamentares se concentram agora na definição dos cargos da Mesa e das presidências das comissões permanentes. Às 15h, os líderes se reunirão para definir os candidatos aos cargos da Mesa, formada pelo presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. A eleição começará às 18h e deve se estender por três a quatro horas. São candidatos, até o momento, Marco Maia e Sandro Mabel (PR-GO).
Saiba mais sobre o novo Congresso    
                                       
Esquerda terá presença inédita no Congresso
Nova Câmara tem predomínio da área de direito
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime