Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
31/1/2011 20:09
Fábio Góis
Ao anunciarem hoje (segunda, 31) respectivamente os nomes dos deputados Ratinho Júnior (PSC-PR) e Ana Arraes (PSB-PE) para a liderança de suas bancadas na Câmara, o PSC e o PSB se juntam a outros seis partidos que já iniciam a nova legislatura, nesta terça-feira (1º), com a definição de seus líderes de bancada. Além do PSC, já resolveram a questão três dos maiores partidos da Casa (PT, PMDB e PSDB), bem como PTB, PPS e PV. Já PSB, PCdoB e PDT ainda não decidiram quem comandará seus integrantes.
"É uma alegria poder representar os parlamentares do PSC. Vou trabalhar para posicionar bem o partido na Câmara e desenvolver projetos para o bem do povo", disse Ratinho Jr., que é filho do apresentador do SBT Ratinho. Ele foi o deputado federal mais votado da história do partido no Paraná. Segundo a liderança do PSB, Ana Arraes, filha do ex-governador pernambucano Miguel Arraes e mãe do atual (Eduardo Campos), foi escolhida por unanimidade pelos 34 deputados do partido.
No PT, o maior partido da nova legislatura na Câmara (88 cadeiras), o líder escolhido foi Paulo Teixeira (SP). Por aclamação partidária, ele substituirá Fernando Ferro (PE). Segundo maior partido (78 representantes), o PMDB reconduzirá Henrique Eduardo Alves (RN) ao posto na próxima quarta-feira (2). Maior partido de oposição - e terceira maior bancada na Casa -, o PSDB formalizou como líder o candidato único dos tucanos, Duarte Nogueira (SP), em substituição a João Almeida (BA), que não se reelegeu em outubro passado.
Com 14 cadeiras, o PV escolheu Sarney Filho (MA) como líder, posto por ele exercido em outras ocasiões entre 2003 e 2009. Rubens Bueno (PR) substituirá Fernando Coruja (SC) no comando do PPS, que tem 12 representantes. Coruja não concorreu nas eleições do ano passado. Já o PTB, com 22 deputados eleitos, continuará sob o comando de Jovair Arantes (GO), reconduzido há pouco por aclamação para ocupar o posto pela quarta vez consecutiva.
Com 15 cadeiras, o PCdoB também ainda não definiu quem substituirá Vanessa Grazziotin (AM), que foi eleita senadora em outubro. O PDT, com seus 26 deputados eleitos, também ainda não escolheu se mantém ou troca de comando, hoje exercido pelo deputado Dagoberto Nogueira (MS).
Com informações da Agência Câmara.
Saiba mais sobre o novo Congresso
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora