Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
7/12/2010 20:29
Renata Camargo
O líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), é cotado para ser o novo ministro do Meio Ambiente no governo da presidente eleita, Dilma Rousseff. Ex-secretário nacional de Meio Ambiente do partido, Ferro está reunido neste momento com o ministro das Relações Exteriores, Alexandre Padilha, com quem discute o assunto.
O nome de Ferro foi levantado no último fim de semana durante um seminário que reuniu 123 petistas, dirigentes e militantes do partido. Na ocasião, secretários de meio ambiente do PT de diversos estados brasileiros indicaram três nomes: além de Ferro, o nome do ex-deputado Gilney Viana e do secretário executivo do Ministério de Meio Ambiente e ex-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA) José Machado.
Se escolhido, Ferro frustrará as previsões de quem esperava que a atual ministra, Izabella Teixeira, permanecesse no cargo, mas vai agradar a petistas que esperam que alguém do PT assuma a pasta. Izabella, ao contrário do que muitos pensam, não é da legenda.
O nome de Ferro tem boa aceitação por parte de ambientalistas e o líder tem histórico ambiental no partido. No Congresso, segundo representantes da defesa verde, Ferro teve atuação de destaque em votações importantes, como a de projetos que originaram a Lei da Mata Atlântica e a Lei do SNUC (das unidades de conservação).
Nascido no município de Bom Conselho, Fernando Ferro é formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduado em sistemas elétricos de potência pela Universidade Federal de Itajubá (MG). Ferro é líder do PT desde o início deste ano.
Temas
Câmara dos Deputados
Comissão debate isenção de registro para professor de educação física
Atualização Fiscal
Câmara aprova projeto que atualiza valores de bens no Imposto de Renda