Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado estuda controle eletrônico de servidores

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado estuda controle eletrônico de servidores

Congresso em Foco

10/12/2009 12:55

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Edson Sardinha e Thomaz Pires

O Senado estuda adotar um mecanismo de controle eletrônico para registrar a entrada e a saída de seus servidores. Segundo o diretor de Comunicação da Casa, Fernando Cesar Mesquita, está sendo preparado um processo de licitação para o sistema biométrico de ponto, que permite o reconhecimento dos funcionários por meio da impressão digital.

Fernando Cesar admite que o novo modelo ainda deve demorar alguns meses para entrar em funcionamento. “Como o processo de licitação é complexo, a implantação do sistema biométrico poderá tardar ainda alguns meses até sua concretização”, afirma o diretor, em nota enviada ao Congresso em Foco.

De acordo com Fernando Cesar, a Casa pretende implantar um modelo alternativo de ponto enquanto o sistema biométrico não entrar em vigor. A ideia é obrigar os servidores a registrarem presença por meio de senha em computador. “Nessa modalidade, ao ingressar nas dependências do Senado, o funcionário digitará sua senha no computador, registrando assim sua presença. O mesmo será feito ao final do expediente, para registrar a saída”, explica.

A necessidade de se adotar um mecanismo de controle para a entrada e saída de funcionários no Congresso ficou mais evidente este ano, quando o Senado gastou R$ 6,2 milhões com o pagamento de hora extra para 3.883 servidores no mês janeiro, em pleno recesso parlamentar.

De lá pra cá, a Casa mergulhou na crise dos atos secretos e se viu obrigada a discutir uma reforma administrativa. Mas a instituição do ponto eletrônico ficou fora da proposta de reformulação que está sendo analisada pelos senadores (leia mais).

Como revelou o Congresso em Foco na última terça-feira (8), a Câmara resolveu endurecer o controle para os servidores efetivos e com funções comissionadas. A partir de janeiro do próximo ano, dispositivos com leitor biométrico deverão ser espalhados em quatro diretorias da Casa para combater, principalmente, os gastos excessivos com o pagamento de horas extras (leia mais).

Ao entrar e sair, os servidores terão de passar por esse sistema de ponto eletrônico. A iniciativa terá um custo de R$ 2,2 milhões e deverá ser adotada em caráter experimental apenas na Câmara.

Veja a íntegra da nota enviada pelo diretor de Comunicação do Senado ao Congresso em Foco:

“Em relação à matéria publicada pelo site Congresso em Foco, no dia 08.12.2009, assinada pelo jornalista Thomaz Pirez, sob o título “Controle de funcionários fica fora da reforma no Senado”, o Senado Federal esclarece:

1 – Estão sendo realizados os estudos necessários para a implantação do controle eletrônico de freqüência dos funcionários.
2 – O Senado Federal pretende adotar o sistema biométrico de ponto, com o registro da presença por meio de impressão digital.
3 – Para isso terão que ser adquiridos equipamentos e serviços indispensáveis ao funcionamento do sistema, o que depende um processo de licitação, que já está sendo preparado.
4 – Como o processo de licitação é complexo, a implantação do sistema biométrico poderá tardar ainda alguns meses até sua concretização.
5 – Com o objetivo de garantir um controle mais efetivo da freqüência dos funcionários até lá, a Mesa Diretora do Senado Federal vai analisar a possibilidade de implantação do ponto via senha.
Nessa modalidade, ao ingressar nas dependências do Senado, o funcionário digitará sua senha no computador, registrando assim sua presença. O mesmo será feito ao final do expediente, para registrar a saída.

Atenciosamente,

Fernando Cesar Mesquita
Diretor de Comunicação do Senado”

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

IBGE: economia tem segunda alta consecutiva no ano

Comissão aprova projeto que aumenta valor da fiança

Com entrada restrita, Câmara do DF tem manhã tranquila

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES