Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
9/12/2009 | Atualizado 10/8/2018 às 11:10
Fábio Góis
Ao fim de uma sessão deliberativa reservada à discussão sobre a entrada da Venezuela no Mercosul (e ao quinto adiamento desta votação), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) foi surpreendido há pouco ao receber os cumprimentos (veja íntegra abaixo) do colega Eduardo Suplicy (PT-SP), que presidia a sessão desta noite, pela conquista do Prêmio Congresso em Foco. Cristovam foi eleito o senador que mais se destacou no exercício do mandato em 2009, segundo a escolha de internautas a partir da pré-seleção de jornalistas políticos.
A solenidade de premiação foi realizada na última segunda-feira (7), em Brasília, e também registrou Manuela Dávila (PCdoB-RS) como a mais votada entre os deputados (confira ambos em vídeo, durante a cerimônia).
"Meus cumprimentos a vossa excelência pela sua atuação, honrando o Distrito Federal e o povo brasileiro", disse Suplicy, ao final do discurso do pedetista, que recebia apartes de Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Augusto Botelho (PT-RR) sobre a questão da adesão da Venezuela ao bloco comercial da América do Sul. "Vossa excelência merece."
Cristovam agradeceu a congratulação e, em seguida, deixou a tribuna para abraçar o petista, a quem coube encerrar a sessão desta quarta-feira (9). "Muito obrigado ao senhor pela generosidade de lembrar esse fato aqui nesta noite. Muito gentil de sua parte", retribuiu o pedetista.
DF envergonhado
Em tempo: Cristovam aproveitou o discurso de agradecimento pelo prêmio, na solenidade de segunda-feira, para protestar contra o escândalo que abala o governo do Distrito Federal - caso que já é conhecido como o mensalão de José Roberto Arruda (DEM), governador do DF.
Leia tudo sobre o mensalão do Arruda
Em tom grave, o senador pelo DF ofereceu o prêmio "aos dois milhões de brasilienses, que estão entristecidos e pasmos com as imagens de dinheiro público sendo distribuído entre membros do governo do Distrito Federal". Pernambucano nascido em Recife, Cristovam chegou a dizer que, ao invés de o certificado do prêmio ostentar seu nome, deveria registrar a expressão "um brasiliense". A declaração provocou aplausos - muitos o fizeram de pé - na platéia lotada do auditório da Procuradoria Geral da República, onde foi realizada a primeira parte da cerimônia.
Confira a declaração de Suplicy sobre o prêmio:
"Também gostaria de aproveitar esta oportunidade para cumprimentá-lo pela homenagem que todos os participantes do Congresso em Foco proporcionaram a vossa excelência como aquele senador ou parlamentar do Congresso Nacional que mais se dedicou à melhoria das condições da educação no Brasil, e também como aquele senador que, segundo os jornalistas que participam da votação do Congresso em Foco e a votação dos internautas, teve o melhor desempenho. Meus cumprimentos a vossa excelência pela sua atuação, honrando o Distrito Federal e o povo brasileiro."
Leia mais sobre:
Histórias que parlamentares dificilmente contam
Prêmio Congresso em Foco
Assista à TV Congresso em Foco
SUCESSÃO DE FRANCISCO
Conclave começa: conheça os 133 cardeais que podem virar papa
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Veja como cada deputado votou no projeto que aumenta vagas na Câmara
PLENÁRIO DA CÂMARA
Veja quais deputados votaram para suspender ação contra Ramagem
SUCESSOR DE FRANCISCO