Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Estudantes aceitam acordo e desocupam plenário da Câmara

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Estudantes aceitam acordo e desocupam plenário da Câmara

Congresso em Foco

3/12/2009 15:01

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

Os estudantes que invadiram o plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal na noite de ontem (2) desocuparam há pouco o local. Eles aceitaram acordo proposto pela presidência da Casa. Neste momento, cerca de 200 universtiários ocupam a galeria e o auditório da Câmara. Apesar de terem saído para que a sessão plenária comece, eles prometem voltar ao plenário para passar a noite desta quinta-feira (3) e o fim de semana inteiro.

Leia tudo sobre a Operação Caixa de Pandora

O acordo foi feito por uma comissão de estudantes e o presidente da Casa, Cabo Patrício (PT). Para chegar a um denominador comum, Patrício chegou a ameaçar entrar com um pedido de reintegração de posse. A Procuradoria da Câmara começou a formular o documento, que seria protocolado na tarde de hoje. Mas, com a desistência dos estudantes, a ação jurídica foi abandonada.

No encontro, Patrício chegou a sugerir que os estudantes ficassem apenas na galeria e no auditório, mas, mesmo após a sessão, invadissem novamente o plenário. Em assembleia, a proposta foi parcialmente aceita. A reunião inicial ocorreu no gabinete de Patrício. Acompanharam também parlamentares do Psol, como os deputados federais Chico Alencar (RJ) e Geraldinho (RS) e o senador José Nery (PA).

"Acompanhamos a mediação para garantir que o impasse tenha uma resolução saudável. O Legislativo precisa funcionar, mas o protesto e a pressão tem que continuar", afirmou Alencar. Para ele, "as coisas têm que acontecer".

Os estudantes invadiram o plenário da Câmara na noite de ontem. Desde então, ocuparam o local, que ficou repleto de faixas e cartazes pedindo o impeachment do governador José Roberto Arruda (DEM), e do seu vice, Paulo Octávio (DEM). Além disso, os estudantes querem que o legislativo local tenha uma pauta exclusiva para tratar da atual crise, explicitada após a Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal.

A expectativa é que os deputados votem hoje o novo corregedor da Casa. Junior Brunello (PSC), que ocupava o cargo, licenciou-se já que é um dos deputados envolvidos em um esquema de propinas denunciado pela PF. Também é esperada a criação da CPI da Corrupção, que deve ter a assinatura de 22 deputados distritais.

Impeachment

Hoje a Câmara recebeu mais um pedido de investigação do governador Arruda. O presidente do diretório regional, Marcos Dantas, entregou o documento. Eles querem que Arruda e Paulo Octávio sejam investigados. Com este requerimento, chegam a sete os pedidos de abertura de processo por crime de responsabilidade contra Arruda e Paulo Octávio. Os outros seis pedidos foram protocolados entre terça-feira e ontem. Os autores foram o PT, o Psol, a Central Única dos Trabalhadores do DF (CUT-DF), um conselho de evangélicos e dois advogados.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Temer atribui denúncias a disputas políticas

Sarney se licencia do Senado para cuidar da saúde

Deputados aprovam novas regras para TV por assinatura

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES