Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Filippelli tenta minimizar embate com Roriz

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Filippelli tenta minimizar embate com Roriz

Congresso em Foco

25/5/2009 16:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Renata Camargo

O presidente regional do PMDB do Distrito Federal (DF), deputado Tadeu Filippelli, tentou minimizar nesta segunda-feira (25) o embate entre ele e o ex-governador do DF Joaquim Roriz (PMDB). Para Filippelli, uma possível disputa interna na regional do PMDB-DF não interferirá nos planos de fortalecimento nacional do partido.

"O que aconteceu foi uma coisa pontual. O partido continua intocável e a solução será buscada internamente", disse Filippelli ao Congresso em Foco. "Não foi uma discussão e, de forma nenhuma, um bate-boca. Apenas o Roriz teve uma reação estranha e descabida, e o grupo de manifestantes do Roriz confundiu o congresso do partido com a convenção em que será escolhido o nome do candidato a governador", considerou.

A discussão entre os dois peemedebistas ocorreu na manhã de ontem (24) durante o seminário regional do partido para debater propostas partidárias. O estopim do embate, segundo a assessoria de Roriz, se deu porque Filippelli usou o nome da deputada distrital Jaqueline Roriz (PSDB) - filha do ex-governador - para justificar alianças com o atual governador do DF, José Roberto Arruda (DEM). Segundo Filippelli, assim como Jaqueline Roriz, alguns peemedebistas apoiam Arruda.

Roriz, que costura alianças para uma possível candidatura própria do partido para o governo do DF em 2010, ficou irritado e considerou a menção do nome da filha como "uma provocação". Exaltado, o ex-governador começou a gritar. A assessoria de Roriz, no entanto, nega que ele tenha ofendido Filippelli e diz que o ex-governador apenas protestou contra o uso do nome da deputada distrital.

O clima ficou mais tenso quando um grupo de manifestantes vestidos com camisetas de apoio ao ex-governador Roriz começou a gritar frases contra Filippelli e aclamar Roriz como "governador". Segundo a assessoria de Roriz, "da parte do ex-governador não há rivalidade nenhuma com o presidente regional do partido".

Desavenças

Filippelli foi secretário de Obras na última gestão do ex-governador Roriz. Aliado de Roriz por muitos anos, ele esteve ao lado da candidata de Roriz ao governo do Distrito Federal nas últimas eleições, em 2006, a tucana Maria Abadia. Nos primeiros anos de gestão do atual governador, Filippelli foi um dos críticos de Arruda, o que o manteve como um aliado de Roriz.
 
Os desentendimentos entre Roriz e Filippelli, no entanto, começaram quando o presidente regional do PMDB decidiu se aliar a Arruda. O atual governador do DF negociou com Filippelli a indicação de quem comandaria a Novacap, órgão do DF responsável pelas obras públicas. A indicação do deputado irritou Roriz, que decidiu romper com o presidente regional de seu partido.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Em vigília, aposentados ocupam plenário da Câmara

TAM confirma apenas viagem de maio da mãe de Ciro

Lula defende maior relação comercial com a Ásia

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos contra PEC da Blindagem tomam ruas neste domingo

2

PEC da Blindagem

Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem

3

PEC da Blindagem

Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem

4

PEC da blindagem

Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem

5

SERVIDOR LICENCIADO

PF abre processo disciplinar contra Eduardo Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES