Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/5/2009 16:00
Renata Camargo
O presidente regional do PMDB do Distrito Federal (DF), deputado Tadeu Filippelli, tentou minimizar nesta segunda-feira (25) o embate entre ele e o ex-governador do DF Joaquim Roriz (PMDB). Para Filippelli, uma possível disputa interna na regional do PMDB-DF não interferirá nos planos de fortalecimento nacional do partido.
"O que aconteceu foi uma coisa pontual. O partido continua intocável e a solução será buscada internamente", disse Filippelli ao Congresso em Foco. "Não foi uma discussão e, de forma nenhuma, um bate-boca. Apenas o Roriz teve uma reação estranha e descabida, e o grupo de manifestantes do Roriz confundiu o congresso do partido com a convenção em que será escolhido o nome do candidato a governador", considerou.
A discussão entre os dois peemedebistas ocorreu na manhã de ontem (24) durante o seminário regional do partido para debater propostas partidárias. O estopim do embate, segundo a assessoria de Roriz, se deu porque Filippelli usou o nome da deputada distrital Jaqueline Roriz (PSDB) - filha do ex-governador - para justificar alianças com o atual governador do DF, José Roberto Arruda (DEM). Segundo Filippelli, assim como Jaqueline Roriz, alguns peemedebistas apoiam Arruda.
Roriz, que costura alianças para uma possível candidatura própria do partido para o governo do DF em 2010, ficou irritado e considerou a menção do nome da filha como "uma provocação". Exaltado, o ex-governador começou a gritar. A assessoria de Roriz, no entanto, nega que ele tenha ofendido Filippelli e diz que o ex-governador apenas protestou contra o uso do nome da deputada distrital.
O clima ficou mais tenso quando um grupo de manifestantes vestidos com camisetas de apoio ao ex-governador Roriz começou a gritar frases contra Filippelli e aclamar Roriz como "governador". Segundo a assessoria de Roriz, "da parte do ex-governador não há rivalidade nenhuma com o presidente regional do partido".
Desavenças
Filippelli foi secretário de Obras na última gestão do ex-governador Roriz. Aliado de Roriz por muitos anos, ele esteve ao lado da candidata de Roriz ao governo do Distrito Federal nas últimas eleições, em 2006, a tucana Maria Abadia. Nos primeiros anos de gestão do atual governador, Filippelli foi um dos críticos de Arruda, o que o manteve como um aliado de Roriz.
Os desentendimentos entre Roriz e Filippelli, no entanto, começaram quando o presidente regional do PMDB decidiu se aliar a Arruda. O atual governador do DF negociou com Filippelli a indicação de quem comandaria a Novacap, órgão do DF responsável pelas obras públicas. A indicação do deputado irritou Roriz, que decidiu romper com o presidente regional de seu partido.
Temas
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem
SERVIDOR LICENCIADO