Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara aprova reajuste para 1,4 milhões de servidores

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Câmara aprova reajuste para 1,4 milhões de servidores

Congresso em Foco

5/8/2008 | Atualizado às 20:51

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Câmara aprovou há pouco a Medida Provisória 431/08, que concede reajuste a diversas carreiras do funcionalismo federal e a servidores militares. Terão remuneração reajustada cerca de 1,4 milhão de trabalhadores da administração pública federal – entre civis, militares, aposentados e pensionistas. Entre eles: docentes e servidores administrativos de universidades federais, servidores do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), de ministérios e do Hospital das Forças Armadas.

O texto-base da matéria já havia sido aprovado antes do recesso do meio do ano. Mas, como a matéria recebeu destaques para votação em separado que alteravam pontos do texto, teve de permanecer na pauta da Câmara. Em vão: todos os destaques foram rejeitados em plenário.

A matéria segue agora para o Senado e, caso seja também aprovada pelos senadores, beneficiará servidores de 17 carreiras – 800 mil civis e 600 mil militares. O aumento será escalonado, com reajustes anualmente concedidos até 2010 ou 2011 (o ano-limite varia de acordo com as categorias). Para os militares, o aumento médio das remunerações vai ser de 47%. Já os servidores civis serão beneficiados com aumentos entre 9% e 105%, variáveis de acordo com cada carreira.

Calcula-se que, somente em 2008, o reajuste representará um ônus de R$ 7,5 bilhões para os cofres públicos. Mas a base governista no Congresso já havia se prevenido: em junho, foi aprovado pelos parlamentares um projeto de lei que abriu crédito suplementar de R$ 7,5 bilhões, justamente para dar suporte aos reajustes.

Dívida rural

Concluídos os trabalhos da MP 431, o deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS) leu seu parecer à Medida Provisória 432/08 – próximo item da pauta do plenário. A MP 432, chamada MP da Dívida Rural, que dispõe sobre a renegociação de cerca de 85% da dívida dos produtores agrícolas.

Ao todo, 555 emendas foram apresentadas ao texto-base – das quais 120 foram consideradas inadequadas pelo relator, no que concerne às questões orçamentária e financeira.

Ao término da leitura, a sessão foi encerrada. A discussão da matéria será reiniciada amanhã, às 9h, na sessão extraordinária convocada pelo presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP). (Fábio Góis)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Celso Amorim falará sobre Doha na CAE do Senado

Questionado, Senado troca gestora de contrato

CPI mantém depoimento de Protógenes para amanhã

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES