Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
22/7/2008 | Atualizado às 12:05
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) decidiu entrar com representação contra a Polícia Federal e o delegado Protógenes Queiroz, responsável pela Operação Satiagraha. O parlamentar alega que houve vazamento de informações envolvendo o seu nome.
Os advogados de Heráclito, que terão acesso hoje aos autos do inquérito, farão representação junto ao Ministério Público, Corregedoria da Polícia Federal e Ministério da Justiça. O nome do congressista piauiense, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, é citado em grampos da PF.
Segundo o parlamentar, a representação terá como objetivo "acabar com a esquizofrenia e com as ilações" feitas a partir de conversas que ele teve com pessoas investigadas na Operação Satiagraha.
Conforme antecipou o Congresso em Foco, Heráclito pediu a extensão do habeas corpus preventivo concedido ao banqueiro Daniel Dantas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). (leia mais)
O pedido de extensão 99829/2008 foi feito no último dia 16. Em grampos autorizados pela Justiça, interlocutores do grupo de Dantas citam Heráclito como um senador que ajudava a atuação do Opportunity. No dia 27 de maio de 2008, como mostrou hoje o Congresso em Foco, o suposto lobista Guilherme Sodré diz que o parlamentar “é amigo”.
“Eu to lhe dizendo que eu não acredito que ele fez exatamente assim, ele não é uma pessoa irresponsável... é amigo, ta certo, me ligou hoje preocupado com a situação que a gente ta vivendo...”, afirmou Sodré ao sócio do Opportunity Arthur de Carvalho, em telefonema interceptado pela Polícia Federal.
A operação policial prendeu o banqueiro Daniel Dantas, dono do grupo Oportunitty, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que eles fossem liberados. Os três são acusados de participarem de um esquema bilionário de crimes financeiros. (Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira