Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
17/4/2008 15:49
Médicos parlamentares afirmaram há pouco, durante encontro da categoria na Câmara, que vão votar a favor da regulamentação da Emenda 29, mesmo que essa não seja a recomendação do governo.
“Antes de ser governo, eu sou médico e tenho compromisso com a categoria”, afirmou o deputado Geraldo Resende (PMDB-MS). Os deputados Manato (PDT-ES) e Darcísio Perondi (PMDB-RS), que são médicos e da base de apoio do governo, também anunciaram voto favorável à emenda.  
Na semana passada, os senadores aprovaram a regulamentação de Emenda 29, que define regras para o financiamento da saúde e prevê acréscimo de R$ 23 bilhões no orçamento do setor até 2011. De autoria do senador Tião Viana (PT-AC), o Projeto de Lei Complementar 121/2007 esperava desde o ano 2000 para ser votado na Casa. A matéria agora será analisada na Câmara
Para uma platéia de médicos, o presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), destacou que a matéria deve ser apreciada na primeira semana de maio deste ano, e alertou para a necessidade de rachar a base aliada do governo durante a votação. ”Se não dividirmos a base do governo, vamos perder”, profetizou
O tucano ressaltou a necessidade de a categoria pressionar os parlamentares, tendo em vista que haverá eleições municipais neste ano. “Vamos fazer toda a pressão possível”, afirmou.
Por sua vez, o líder do PT na Câmara, Maurício Rands (PE), ressaltou que historicamente o seu partido é favorável ao aumento dos recursos para a saúde. Contudo, ele avalia que é necessário, em primeiro lugar, identificar as fontes de receitas para garantir os recursos adicionais à saúde. 
”Precisamos ter equilíbrio e seriedade”, afirmou. De acordo com Rands, na próxima semana a base aliada do governo vai discutir quais serão essas fontes de financiamento. (Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime