Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
5/9/2007 | Atualizado às 18:14
O delegado da Polícia Civil do Espírito Santo, Francisco Vicente Badenes Júnior, foi nomeado, na última terça-feira (3), delegado da Polícia Federal (PF), 14 anos após o policial prestar concurso público para ingressar na carreira de policial federal.
Em 1993, Badenes, que combateu o crime organizado no Espírito Santo e a Scuderie Le Coq no estado (leia mais), prestou concurso público tendo sido aprovado nas provas objetivas e foi considerado apto na primeira parte do exame psicotécnico, além da aprovação nos testes clínicos e de aptidão física. Mas na segunda fase do exame psicotécnico, o policial civil foi considerado inapto, sem direito de recurso e não pode tomar posse no cargo.
Após uma série de ações na Justiça, o ministro da Justiça, Tarso Genro, resolveu reconhecer Badenes no cargo de delegado federal. O caso foi divulgado hoje (5) em discurso no plenário pelo senador Tião Viana (PT-AC).
"Venho aqui registrar o desfecho favorável a um flagrante caso de desrespeito aos direitos da pessoa humana no exercício de função pública, vivido pelo ilustre Delegado Francisco Vicente Badenes Júnior", declarou o senador do PT.
Segundo Tião Vianna, Badenes, por sua atuação no combate ao crime organizado no Espírito Santo, foi incluído no Programa Federal de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas, em modalidade especial. "Foi impossibilitado de retornar ao convívio de seus pares para o exercício das funções inerentes ao seu cargo, em face do antagonismo e rejeição que passou a sofrer por parte dos policiais de seu Estado", disse o senador do Acre.
O delegado Badenes recebeu por duas vezes o Prêmio Nacional de Direitos Humanos em 1996 e 1998. Foi homenageado em 2002 e em 2004 por suas investigações no início da década de 1990. Em 2006, foi agraciado com o World Police Prize 2006 (Prêmio Mundial de Polícia de 2006), maior honraria policial já concedida a um policial sul americano outorgada pela International Police Association. (Lúcio Lambranho)
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora