Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
5/9/2007 | Atualizado às 18:14
O delegado da Polícia Civil do Espírito Santo, Francisco Vicente Badenes Júnior, foi nomeado, na última terça-feira (3), delegado da Polícia Federal (PF), 14 anos após o policial prestar concurso público para ingressar na carreira de policial federal.
Em 1993, Badenes, que combateu o crime organizado no Espírito Santo e a Scuderie Le Coq no estado (leia mais), prestou concurso público tendo sido aprovado nas provas objetivas e foi considerado apto na primeira parte do exame psicotécnico, além da aprovação nos testes clínicos e de aptidão física. Mas na segunda fase do exame psicotécnico, o policial civil foi considerado inapto, sem direito de recurso e não pode tomar posse no cargo.
Após uma série de ações na Justiça, o ministro da Justiça, Tarso Genro, resolveu reconhecer Badenes no cargo de delegado federal. O caso foi divulgado hoje (5) em discurso no plenário pelo senador Tião Viana (PT-AC).
"Venho aqui registrar o desfecho favorável a um flagrante caso de desrespeito aos direitos da pessoa humana no exercício de função pública, vivido pelo ilustre Delegado Francisco Vicente Badenes Júnior", declarou o senador do PT.
Segundo Tião Vianna, Badenes, por sua atuação no combate ao crime organizado no Espírito Santo, foi incluído no Programa Federal de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas, em modalidade especial. "Foi impossibilitado de retornar ao convívio de seus pares para o exercício das funções inerentes ao seu cargo, em face do antagonismo e rejeição que passou a sofrer por parte dos policiais de seu Estado", disse o senador do Acre.
O delegado Badenes recebeu por duas vezes o Prêmio Nacional de Direitos Humanos em 1996 e 1998. Foi homenageado em 2002 e em 2004 por suas investigações no início da década de 1990. Em 2006, foi agraciado com o World Police Prize 2006 (Prêmio Mundial de Polícia de 2006), maior honraria policial já concedida a um policial sul americano outorgada pela International Police Association. (Lúcio Lambranho)
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime