Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
4/6/2007 11:27
O grupo político do presidente do Senado (e por extensão do Congresso Nacional), Renan Calheiros (PMDB-AL), comprou cinco rádios em Alagoas, informa a Folha de S.Paulo em sua edição de hoje (4). Segundo a repórter Elvira Lobato, duas emissoras já estão funcionando na capital Maceió e outras cinco ou estão com os processos em trâmite no Congresso – aguardando a concessão de outorgas – ou já estão em fase de instalação.
Quatro dessas emissoras de rádios são da empresa JR Radiodifusão, que está no nome de Carlos Ricardo Nascimento Santa Ritta, que é amigo de Renan Calheiros e seu assessor técnico desde 2004. O Sistema Costa Dourada de Radiodifusão é outra empresa do grupo do senador alagoano: é dirigida por Ildefonso Tito Uchoa Lopes, primo e afilhado político de Renan Calheiros.
O mercado, segundo a reportagem, garante que as rádios são do presidente do Congresso, apesar do grupo a ele ligado negar. A JR, segundo o Ministério das Comunicações, ofereceu R$ 1,005 milhão pelas quatro rádios, nos municípios de Água Branca, Joaquim Gomes, Porto Real do Colégio e Murici, e foi declarada a vencedora.
Carlos Ricardo recebe R$ 9.031 por mês (salário bruto). Indagado sobre os recursos para o pagamento das concessões, afirmou que não depende do vencimento do Senado e que tem outras fontes de renda.
Especialistas da área, ouvidos pela Folha, disseram estranhar a rapidez da tramitação dos processos no Senado, casa presidida por Calheiros. O processo da rádio de Matriz, da cidade de Camaragibe, chegou no Senado em 10 de agosto de 2006 e foi aprovado em 3 de outubro. Já o da rádio de Porto Real do Colégio, chegou em dezembro do ano passado e foi aprovado em abril. (Lucas Ferraz)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores