Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula anuncia política nacional de combate ao alcoolismo

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula anuncia política nacional de combate ao alcoolismo

Congresso em Foco

29/4/2007 5:33

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente Lula deve assinar na próxima semana um decreto estabelecendo as diretrizes nacionais de combate ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas. O decreto da Política Nacional sobre o Álcool está em fase final de análise na Casa Civil.

O documento prevê iniciativas a serem tomadas por vários ministérios, entre elas, a facilitação do acesso a tratamentos contra o alcoolismo. A política vem sendo preparada há cerca de três anos e foi discutida com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O governo pretende, por exemplo, capacitar professores e profissionais de saúde para que possam atuar em programas de prevenção. O Planalto quer, também, ampliar a fiscalização da venda e regulamentar a publicidade de bebidas com maior teor de álcool. O plano é investir especialmente no combate à dependência entre os povos indígenas.

Segundo a diretora de Prevenção e Tratamento da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), Paulina Duarte, o conceito norteador da política é evitar a banalização do potencial prejudicial do consumo de álcool. O governo quer alertar a população para os riscos, educar o usuário antes que ele se torne dependente e tratar os alcoólatras.

"Apesar de o álcool ser produzido legalmente no Brasil e ser importante para a economia, do ponto de vista dos  impostos e da geração de empregos, o consumo pode ser prejudicial", afirmou. "Queremos evitar, por exemplo, acidentes automobilísticos e violência doméstica, impactos negativos da bebida na saúde e na segurança da população".

A proposta do governo prevê, ainda, a realização de pesquisas periódicas para avaliar os padrões de consumo de bebidas alcoólicas no Brasil. Elas servirão para subsidiar o planejamento das ações de combate.

O último estudo deste tipo realizado pela Senad, em 2005, estima que existam mais de 5 milhões de brasileiros ente 12 e 65 anos dependentes de álcool. (Carol Ferrare)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Poder rejuvenescido

Oposição: mais divergências sobre CPI do Apagão

Lula anuncia política nacional de combate ao alcoolismo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DO CONSUMIDOR

Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos

2

CPMI DO INSS

Presidente da Confederação de Pescadores é preso na CPMI do INSS

3

SENADO FEDERAL

Fabiano Contarato será o presidente da CPI do Crime Organizado

4

INTERNACIONAL

Presidente do México sofre assédio sexual durante evento público

5

Imposto de Renda

Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES