Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
19/3/2007 | Atualizado às 16:00
Estudo divulgado hoje (19) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que, atualmente, 503.002 brasileiros estão com os direitos políticos suspensos. A maior parte, 376.949, por conta de condenação criminal.
Com os direitos políticos suspensos, o cidadão não pode, nesse período, votar nem ser votado, explica o TSE. Após os condenados por crimes, o segundo maior número de suspensos são os conscritos (que estão prestando o serviço militar), 72.627.
Em terceiro lugar, aparecem os absolutamente incapazes (em geral, os interditados civilmente), 42.401. Depois, os condenados pela prática de improbidade administrativa, 972.
Em quinto lugar, estão aqueles que optaram por exercer os direitos políticos em Portugal, 296. E em último, estão os que se recusaram a cumprir obrigação a todos imposta, 176.
Além destes casos, explica o TSE, outros 9.581 brasileiros também possuem os direitos políticos suspensos. No entanto, o cadastro não distingue as causas de suspensão destes últimos porque foram registrados numa época em que era possível fazer o registro genérico da suspensão.
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares