Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/2/2007 16:07
O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, defendeu hoje (27), após reunião com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, a aprovação de uma minirreforma política no Congresso Nacional.
O petista firmou acreditar na votação da minirreforma no prazo de 30 dias a 60 dias pela Câmara e defendeu três pontos específicos: a fidelidade partidária, a votação em listas fechadas e o financiamento público de campanhas.
"Se for possível um reforma através de um programa mínimo, rápido, seria muito melhor do que não sair nada. Isso é possível ser acordado, esse programa mínimo, no primeiro semestre", disse.
O ministro também esclareceu que a proposta de reforma política da OAB difere da elaborada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) do governo em alguns pontos. Leia mais
"As duas propostas têm semelhanças. Depois da visita da OAB [à Câmara], o governo vai fazer as suas visitas correspondentes. O presidente da OAB pediu inclusive uma audiência com o presidente da República para entregar as propostas que está fazendo", disse.
Na próxima sexta-feira (2), Britto vai se reunir com o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), presidente da Câmara, para apresentar a proposta. "As grandes questões políticas do país sempre são resolvidas em cima de uma mobilização social e de um debate que o parlamento trava. Se o parlamento demorou até agora, ele tinha razões para demorar. A questão não estava madura", disse o ministro.
Por sua vez, o presidente da OAB acredita que a proposta de reforma política elaborada pela entidade reúne o pensamento de diversos setores da sociedade brasileira. "O parlamento, na sua essência, tem que conversar com a sociedade. Vamos levar proposta mostrando que estamos dispostos a discutir a reforma não só com o parlamento, mas colaborando para trazer reflexões à sociedade", disse Britto.
Temas
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem
SERVIDOR LICENCIADO