Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Os nomes do PMDB

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Os nomes do PMDB

Congresso em Foco

12/2/2007 | Atualizado 13/2/2007 às 6:58

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), confirmou para o Congresso em Foco os nomes que o partido, que detém a maior bancada na Casa, apresentará oficialmente para a presidência das três comissões permanentes reservadas à legenda.

O ex-ministro Eliseu Padilha (RS) será indicado para presidir a Comissão dos Transportes; Gastão Vieira (MA), para a de Educação; e, a indicação mais polêmica, Leonardo Picciani (RJ), para a de Constituição e Justiça (CCJ).

Considerada a mais importante comissão da Câmara, a CCJ é tradicionalmente presidida por parlamentares experientes e com reconhecido domínio da área jurídica. Com apenas 27 anos e eleito no ano passado para o segundo mandato de deputado federal, Picciani formou-se em Direito há menos de dois anos. Sócio da empresa de pecuária Agrovás (com sede em Belém do Pará), sua trajetória empresarial tem outro aspecto controvertido: a Agrovás chegou a ser acusada pelo Ministério Público por prática de trabalho escravo.

Ao menos dentro do PMDB, porém, o nome de Leonardo Picciani tem indiscutível respaldo político. É apoiado pela mais numerosa bancada estadual do partido (a do Rio, que tem dez deputados federais); por um dos principais caciques do PMDB fluminense, o seu pai e presidente da Assembléia Legislativa, Jorge Picciani; e pelo governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ).

Gastão Vieira, 60, que está no seu quarto mandato de deputado federal, já foi secretário de Educação do governo maranhense (1995-1998) e é ligado ao ex-presidente José Sarney. Eliseu Padilha, 61, advogado e empresário, foi ministro dos Transportes durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Sua indicação contempla tanto o PMDB do Sul quanto os chamados neogovernistas, isto é, o grupo dos peemedebistas que fizeram oposição ao governo do PT nos últimos quatro anos e agora apóiam Lula.

PT adia escolha

A bancada do PT na Câmara adiou para amanhã (13), às 10 horas, a escolha das indicações dos presidentes das comissões destinadas ao partido. Em reunião que ocorreu na semana passada, ficou decidido que o PT presidirá as comissões de Desenvolvimento Urbano, Direitos Humanos e Finanças e Tributação. Leia mais

Leia outras notícias publicadas hoje (12)


Adiada votação da Super-Receita

Ficou para esta terça-feira (13), ao meio-dia, a votação do Projeto de Lei 6272/05, que cria a Super-Receita. A proposta unifica as receitas federal e previdenciária em um único órgão. O governo sustenta que a concentração das estruturas torna menos burocrático o sistema de cobrança, eleva a eficácia da arrecadação e desestimula a sonegação. Um dos objetivos da medida é reduzir o déficit previdenciário.

Os deputados chegaram a discutir a proposta, mas decidiram adiar a votação das 35 emendas do Senado ao projeto por causa do adiantado da hora. Arlindo Chinaglia (PT-SP), presidente da Câmara, cumprimentou os deputados por terem ficado até às 22h de uma segunda-feira, na semana que antecede o Carnaval, com disposição para votar o projeto.

Câmara aprova nova estrutura para a Capes

A Câmara aprovou hoje (12) o Projeto de Lei 7569/06, que tramitava em regime de urgência constitucional, modificando as competências e a estrutura organizacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A entidade autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores.

Também foi aprovado o substitutivo, apresentado pelo deputado Carlos Abicalil (PT-MT), que permite à Capes participar da formação inicial e continuada de profissionais do magistério da educação básica por meio do ensino a distância, em colaboração com estados, municípios e o Distrito Federal.

A Câmara rejeitou, por 286 votos a 124 e duas abstenções, o destaque do PFL que pedia a exclusão de artigo que cria 52 cargos em comissão do grupo DAS na estrutura da Capes.

Ciro Gomes admite ser favorável à anistia de Dirceu

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) disse hoje (12) que apóia qualquer iniciativa do Congresso Nacional de assegurar a anistia ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. A informação é da Agência Estado.

"Se o projeto vier, eu voto a favor porque não vi nenhuma culpa objetiva nele e ele já disse o que é mais correto: está aguardando o julgamento do Supremo Tribunal Federal. Se absolvê-lo, então ficará claro que a culpa dele não era objetiva", disse.

O parlamenatr ressaltou que sua preocupação hoje é aprender a ser um bom deputado. "Apesar de parte da imprensa gostar só de mostrar os malfeitos que, infelizmente, existem mesmo no Congresso, há um esforço enorme acumulado de refletir ali sobre os problemas do Brasil. Eu vou aprender. Vou passar uns dois meses olhando como funciona", disse.

Sanguessugas: PF indicia mais um ex-deputado

A Polícia Federal (PF) indiciou hoje (12) o ex-deputado Benedito Dias (PP-AP) por envolvimento com a máfia das ambulâncias. Com o indiciamento de Benedito, que não foi reeleito, a PF contabiliza 32 pessoas indiciadas no caso.

Confira a lista dos ex-deputados indiciados até agora

Benedito Dias (PP-AP)
Jonival Lucas (PTB-BA)
Neuton Lima (PTB-SP)
Edna Macedo (PTB-SP)
Nilton Capixaba (PTB-RO)
Almeida de Jesus (PL-CE)
Júnior Betão (PL-AC)
Amauri Gasques (PL-SP)
João Correia (PMDB-AC)
Teté Bezerra (PMDB-MT)
Reginaldo Germano (PP-BA)
João Grandão (PT-MS)
César Bandeira (sem partido, ex-PFL)
Vanderlei Assis (PP-RJ)
Paulo Feijó (PSDB-RJ)
Celcita Pinheiro (PFL-MT)
Lino Rossi (PP-MT)
Marco Abramo (PP-SP)
Enivaldo Ribeiro (PP-PB)
Ildeu Araújo (PP-SP)
Gilberto Nascimento (PMDB-SP)
João Batista (PP-SP)
Almerinda Carvalho (PMDB-RJ)
Agnaldo Muniz (PP-RO)
Dr. Heleno (PSC-RJ)
Almir Moura (sem partido-RJ)
Jefferson Campos (PTB-SP)
José Divino (sem partido-RJ)
João Mendes (sem partido-RJ)
Coronel Alves (PL-AP)
Josué Bengtson (PTB-PA)

Ex-senador

Ney Suassuna (PMDB-PB)

Doações às campanhas eleitorais sob suspeita

O jornal O Globo teve acesso a uma análise preliminar da Receita Federal – a d

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Não é fácil

Votação da Super-Receita fica para amanhã

PMDB define presidentes de comissões

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

5

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES