Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
8/1/2007 14:54
O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) recuou hoje (8) da idéia de lançar-se candidato à presidência da Câmara dos Deputados. O parlamentar considera que seu nome não é popular entre os 513 deputados federais porque foi contrário à tentativa de reajuste de 91% do salário dos parlamentares no final do ano passado.
Gabeira participa de encontro com parlamentares que pretendem apresentar um terceiro nome para disputar a presidência da Câmara. Os outros dois candidatos são: Aldo Rebelo (PCdoB-SP) – atual presidente da Casa - e Arlindo Chinaglia (PT-SP), líder do governo na Câmara. "Acho difícil que o nome saia hoje. Hoje sai o programa e muita gente fazendo articulação."
Segundo Gabeira, a tendência do grupo parlamentar é escolher algum nome do PMDB ou do PT. O deputado não chegou a defender um candidato ou um partido. No entanto, ele ressaltou que a legenda do deputado escolhido para a disputa não deve afetar a independência da candidatura.
"Os dois candidatos têm apoio do presidente da República, simpatia do Planalto, e ministério prometido no caso de algum deles desistir", disse. Para Gabeira, Aldo e Chinaglia se distanciaram da sociedade porque foram favoráveis à tentativa de reajuste dos salários dos parlamentares em 91%.
Gabeira também criticou o rótulo de "patrulha” atribuído ao grupo de deputados que busca um terceiro nome para a presidência da Câmara. "Isso é uma tentativa de desqualificar o nosso trabalho, de mostrar que nós não somos nada mais do que puritanos tentando vigiar os deputados que se desviam", declarou.
Temas
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes