Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
19/12/2006 | Atualizado às 20:14
O presidente Lula elogiou hoje (20) o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, a quem chamou de "republicano exemplar", durante a cerimônia de sanção dos projetos de lei que regulamentam mudanças no Poder Judiciário.
De acordo com Lula, "poucas vezes no Brasil nós tivemos um ser humano com a vontade de fazer as reformas do Judiciário que teve o ministro Márcio Thomaz Bastos".
"Um republicano de corpo, alma e de comportamento", disse Lula em relação ao ministro.
"Todo mundo aqui sabe que o Márcio tinha objeção, não era contra, tinha objeção à súmula vinculante. Entretanto, como grande republicano que é, ele não criou um único obstáculo para que as coisas acertadas entre nós fossem impedidas de ser votadas", disse o presidente.
Além da súmula, também foram sancionados os projetos de informatização do processo judicial e a regulamentação dos mandados de segurança coletivos. "Estas leis que estou sancionando hoje são fruto de um esforço coletivo pela dignidade e legitimidade das instituições públicas neste País. A presença aqui da ministra Ellen Gracie, uma entusiasta da modernização do Judiciário, é uma demonstração inequívoca desta parceria virtuosa", declarou Lula.
Aumento de parlamentares
Márcio Thomaz Bastos e o seu colega das Relações Institucionais, ministro Tarso Genro, saíram em defesa do Supremo Tribunal Federal (STF) na decisão que derrubou o reajuste de 91% nos salários dos parlamentares.
De acordo com o ministro da Justiça, a decisão foi "absolutamente correta" porque o STF cumpriu sua função de zelar pela Constituição brasileira. "É uma decisão, não é interferência entre um poder e o outro. É o cumprimento do papel do Supremo de zelar pelas regras e garantias legais e constitucionais. Acho que o Supremo cumpriu o seu papel, agora cabe à Câmara resolver o que fará", afirmou Bastos.
"É claro que o presidente Lula está preocupado com o assunto, de larga repercussão nacional. E a preocupação do governo é que o prestígio do Poder Legislativo não seja abalado", afirmou Tarso Genro.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil