Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Governo do Paraná desapropria área de empresa suíça

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Governo do Paraná desapropria área de empresa suíça

Congresso em Foco

13/11/2006 15:43

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O governo do Paraná anunciou hoje (13) a desapropriação de uma área de 300 hectares da transnacional suíça Syngenta Seeds, produtora de agrotóxicos e sementes transgênicas. A área desapropriada fica no município de Santa Tereza do Oeste, no Oeste do Paraná a 4 km do Parque Nacional do Iguaçu, criado em 1939 e reconhecido em 1986 pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.

De acordo com a assessoria de comunicação da Via Campesina do Paraná, a companhia fazia experimentos no local com organismos geneticamente modificados e a multiplicação de sementes de milho transgênico, descumprindo leis federais e estaduais. O novo espaço será destinado ao desenvolvimento de técnicas e experimentos voltados para a agricultura sustentável.

O decreto do governo do Paraná aponta o risco de contaminação ambiental e proíbe este tipo de cultura próxima a reservas ambientais, no chamado cinturão de proteção ecológica. Ainda de acordo com a assessoria da Via Campesina, a Syngenta também mantinha sementes transgênicas sem licença na propriedade.

Em 14 de março de 2006, militantes paranaenses da Via Campesina do Brasil ocuparam a área para denunciar a situação. Como resultado, o Ibama multou a empresa em R$ 1 milhão.

Em outubro, a Justiça paranaense determinou a desocupação da área e o pagamento de multa de 50 mil reais por dia de descumprimento ao estado do Paraná, caso o governador Roberto Requião (PMDB) não fizesse o despejo.


Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Mario de Oliveira (PSC)

Maria Lúcia Cardoso (PMDB)

Zé Fernando (PV)

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES