Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
13/11/2006 | Atualizado às 20:37
O presidente Lula encontrou-se hoje (13) com o seu colega venezuelano, Hugo Chávez, em sua primeira viagem internacional após a reeleição. Chávez, que busca mais um mandato presidencial, inaugurou, ao lado de Lula, uma ponte sobre o rio Orinoco a poucos dias das eleições.
"Em sete de dezembro, quando eu, seguindo o exemplo de Lula, for reeleito, estarei em Brasília. O primeiro país que Lula visita após a reeleição é a Venezuela, é uma honra para nós, e o primeiro país que visitarei reeleito será o Brasil, para seguir unindo a América do Sul", declarou Chávez.
Lula declarou que "tentam fazer intrigas entre Chávez e Lula", mas que isso não vai abalar a relação dos dois governantes. "Aprendi a conhecer as pessoas não apenas pelas palavras, mas pelos olhos e pelo coração", disse o presidente brasileiro. "E você, Chávez, mostrou que é possível crescer e fazer justiça social na América Latina", complementou.
"Todos nós presidentes dos países da América do Sul e da América Latina precisamos trabalhar a integração como jamais trabalhamos. Temos que fazer uma interligação entre nossas estradas, temos de construir as ferrovias que precisam ser construídas, as empresas de petróleo de nossos países precisam trabalhar juntas, o Brasil precisa da Venezuela e a Venezuela precisa do Brasil", ressaltou.
O presidente brasileiro apontou que tanto no Brasil quanto na Venezuela, os governos querem "cuidar do povo". "Sei que aqui, como no Brasil, somos vítimas de pessoas que governaram o país durante séculos e séculos, e não aceitam que alguém que queira cuidar do povo e seja diferente governe". "Eu não tenho dúvida que aqui na Venezuela havia muitos e muitos anos que não tinha um governo que se preocupasse com a gente pobre como tu tem te preocupado", disse Lula.
Lula garantiu mais quatro anos de apoio ao presidente venezuelano. "Com meus companheiros, vou trabalhar com mais força para que a integração possa se consolidar. Mesmo que nós não consigamos viver este momento, dormiremos com a consciência tranqüila. Nosso filhos e netos poderão viver na América Latina que criamos", declarou Lula.
Os presidentes também assistiram a um ato de certificação de reservas petrolíferas em um bloco no qual a venezuelana PDVSA e a Petrobras têm uma empresa mista.
"Bolívia"
Após inaugurar uma ponte ao lado do presidente Hugo Chávez, o presidente Lula confundiu a Venezuela com a Bolívia. Depois de saudar as autoridades presentes, o presidente brasileiro cumprimentou os "homens e mulheres da Bolívia". Ao perceber a erro, e depois de ter sido corrigido pelo tradutor, Lula se corrigiu: "de Venezuela".
Temas
JÚRI DE JORNALISTAS
Conheça o time de jornalistas que vota no Prêmio Congresso em Foco
Ocupação da Câmara
Medida Provisória
Motta endossa pacote de apoio a empresas impactadas por tarifas