Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
5/11/2006 | Atualizado às 20:49
O controle de tráfego aéreo brasileiro foi reforçado hoje (5), final do feriado prolongado de Finados, e conseguiu manter os vôos no horário, até as 19h30. O reforço foi implantado pela Aeronáutica. O setor da aviação civil sofreu uma crise na semana passada devido à operação-padrão dos controladores de vôo. Na quinta-feira (2), dia de Finados, o sistema chegou a entrar em colapso.
De acordo com a Folha Online, controladores ouvidos ontem (4) confirmaram a expectativa de que o caos se repetisse hoje. Eles atribuem a calmaria à força-tarefa convocada ao trabalho na quinta-feira. No total, a Aeronáutica convocou cerca de 150 controladores para atuarem no Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), em Brasília (DF), além de militares da reserva.
No começo da noite de hoje, o movimento era normal nos maiores aeroportos do país: Congonhas (São Paulo), Guarulhos (São Paulo), Rio de Janeiro e Brasília. O aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, pela manhã, registrou atrasos de dez aviões e um cancelamento.
O caos no tráfego aéreo nacional começou sexta-feira passada (27), quando os controladores decidiram restabelecer padrões internacionais de segurança à força, motivados pela pressão feita sobre a categoria desde o acidente com o Boeing da Gol que matou 154 pessoas. Na chamada operação-padrão, a categoria elevou a distância entre os aviões e reduziu para 14 o número de aeronaves monitoradas por cada um.
O governo federal está dividido quanto à que posição deve adotar diante da situação. O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, acusa o ministro da Defesa, Waldir Pires, de "incentivar a anarquia" e abrir um "grave precedente" ao negociar com os controladores. Por sua vez, o ministro da Justiça propõe manter um diálogo em moldes sindicais com a categoria.
Temas
SUCESSÃO DE FRANCISCO
Conclave começa: conheça os 133 cardeais que podem virar papa
PLENÁRIO DA CÂMARA
Veja quais deputados votaram para suspender ação contra Ramagem
SUCESSOR DE FRANCISCO
Data comemorativa
Câmara Municipal do Rio de Janeiro institui "Dia da Cegonha Reborn"