Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula é criticado por ausência em Cúpula

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula é criticado por ausência em Cúpula

Congresso em Foco

4/11/2006 | Atualizado às 20:24

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente Lula foi criticado por ter sido fotografado de sunga, descansando em uma praia, no primeiro dia da 16ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo dos Países Ibero-americanos, que acontece em Montevidéu, no Uruguai.

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, afirmou ter recebido telefonema de Lula em que o líder brasileiro teria alegado indicação médica após o desgaste das eleições para justificar a sua ausência. Lula teria prometido uma visita ao Uruguai em um mês.

Na imprensa uruguaia e argentina, analistas declararam ontem que a ausência do brasileiro traria um custo político ao presidente Lula. Segundo as publicações estrangeiras, Lula teria "fugido a suas responsabilidades". A revista uruguaia Caras e Caretas destacou a ausência do presidente com o título: "Macaco velho não sobe em galho podre".

Nos dois dias anteriores à Cúpula, a relação entre os governos da Argentina e do Uruguai chegou a um ponto crítico, quando ambos disseram que as conversas estavam suspensas.

Ontem, ambientalistas e grupos comunitários que protestam contra a instalação da indústria de celulose finlandesa Botnia do lado uruguaio das margens do rio Uruguai voltaram a cortar a passagem na principal rota comercial entre o Uruguai e a Argentina e construíram um muro simbólico na fronteira. O Uruguai desejava uma ação do governo argentino para conter os bloqueios. Por sua vez, a Argentina age para boicotar a instalação da "papeleira" e até incentiva os protestos.

O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou ontem (3) que a ausência de Lula "não teve nada a ver" com o impasse entre uruguaios e argentinos, mas sim com o "cansaço" e a "pressão" sofridas durante a campanha eleitoral. "O presidente Lula deve ter tido muito desejo de vir", declarou o chanceler.

De acordo com Amorim, somente o Uruguai pediu que o Brasil atuasse como mediador do conflito, o que, para ele, exige mais cautela brasileira. O ministro também disse que o impasse não é necessariamente um problema do Mercosul: "O Mercosul está num momento ótimo", afirmou.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Novo dia de caos é esperado, afirmam controladores

Por engano, piloto da Varig aciona alarme de seqüestro

Empresas aéreas vão pedir indenização oo governo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES