O presidente Lula recebeu hoje (30) mensagens de felicitação pela vitória de presidentes de vários países. Dentre eles, o da Rússia, Vladimir Putin, da França, Jacques Chirac, da Venezuela, Hugo Chávez, da Alemanha, Horst Köhler e do primeiro ministro português, José Sócrates.
"Estou convencido de que sua reeleição como chefe do Estado Brasileiro servirá, sem dúvidas, para a ampliação dos nexos construtivos em diversos planos e mutuamente vantajosos em nome dos povos de nossos países", diz a carta de Putin.
Para o presidente francês, a reeleição foi uma "votação histórica". Além disso, Jacques Chirac convidou Lula a continuar contribuindo nos grandes assuntos internacionais.
"Quero expressar o quanto me alegro com seu êxito. Não estou surpreso porque pude comprovar, durante minha visita de Estado, a amplitude do trabalho que o senhor alcançou, sobretudo para fazer do Brasil um país mais justo", afirmou o presidente francês.
"Nossos países podem fazer grandes esforços num mundo globalizado de modo que tenha repercussões positivas sobre uma maioria", ressalta a carta do presidente alemão.
Por fim, Hugo Chávez parabenizou de Caracas o "companheiro". "Saudamos daqui e felicitamos o povo do Brasil por essa sábia decisão de reeleger com mais de 60% dos votos esse grande irmão, amigo e companheiro socialista, líder operário, presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O capitalismo imperialista tratava de tirar Lula do caminho. Mas aí está o povo ratificando o presidente", disse. (Renaro Cardozo)