Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
7/9/2006 | Atualizado às 17:54
Com exceção de Lula (PT), que teve de participar do desfile militar em Brasília, os principais candidatos à Presidência da República escolheram o Rio de Janeiro para fazer campanha neste feriado. Mas esta não foi a única estratégia semelhante adotada por Geraldo Alckmin (PSDB), Heloísa Helena (PSol) e Cristovam Buarque (PDT). Os três aproveitaram o corpo-a-corpo com os eleitores para criticar, cada um a seu modo, o candidato petista à reeleição.
Em um palco improvisado na praia do Flamengo, a senadora Heloísa Helena discursou para cerca de 200 pessoas e disse que Lula é "um gangster que chefia uma organização criminosa capaz de roubar, matar, caluniar e liquidar com qualquer um que ameace seu projeto de poder". A candidata ressaltou, ainda, não estar preocupada com sua queda nas pesquisas.
O senador Cristovam Buarque caminhou de Copacabana ao Leme e fez seu discurso em frente ao prédio onde morou o ex-governador do Rio e ex-presidente do PDT Leonel Brizola. "Se ao invés de 'ordem e progresso', se colocasse 'educação e progresso' na bandeira, todo o Brasil seria capaz de reconhecer a nossa bandeira, não só pelas cores", disse o candidato.
Durante o discurso, Cristovam alertou para o perigo da vitória de Lula no primeiro turno. Segundo o pedetista, o crescimento de Lula nas pesquisas pode ser a preparação para uma nova ditadura.
"É um risco para a democracia se Lula for eleito no primeiro turno. Ele já se sente quase presidente. Isto significa quase ditador. A ditadura nunca chega de repente. Ela dá sinais. Televisões estão cancelando debates por pressão do presidente e isto é muito grave. O candidato que já se considera eleito desprezando e desrespeitando o eleitor, dizendo vocês já votaram em mim eu sou o dono de vocês, eu temo profundamente pelas instituições democráticas, com a reeleição de Lula".
Geraldo Alckmin, por sua vez, criticou o otimismo do presidente ao falar do crescimento da economia. Alckmin lançou suas metas para educação em evento em Jacarepaguá.
Temas
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes