Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Vedoin cita nome de mais deputados

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Vedoin cita nome de mais deputados

Congresso em Foco

26/8/2006 | Atualizado 27/8/2006 às 5:27

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em entrevista à revista Época, que começa a circular neste fim de semana, o empresário Luiz Antonio Vedoin, um dos articuladores da máfia das sanguessugas, acusa mais parlamentares antes poupados no seu depoimento à Justiça.

Segundo a reportagem, de Matheus Machado, Vedoin teria incriminado deputados com cargos de destaque na Câmara, como Ricardo Izar (PTB-SP), presidente do Conselho de Ética, Ciro Nogueira (PP-PI), corregedor, José Múcio Monteiro (PTB-PE), líder do partido, e Luiz Piauhylino (PSB-PE), ex-corregedor.

O dono da Planam, empresa que coordenava o esquema da compra de ambulâncias superfaturadas, disse que Izar, Ciro Nogueira, José Múcio e Piauhylino teriam participado das fraudes por intermédio de uma lobista, identificada como Cristianne Mayrink Sampaio Silva Neto.

A lobista teria se encarregado de fazer contato com os parlamentares e de pagar propina aos que entrassem no esquema. "Era tipo uma conta corrente. Ia repassando e ela fazia os acertos", afirmou Vedoin.

De acordo com revista Época, onze deputados teriam uma dívida com Vedoin, em um valor que pode chegar a R$ 892 mil. Vedoin explicou que essas dívidas eram resultado de empréstimos em dinheiro a parlamentares e de adiantamentos das propinas pela apresentação de emendas que beneficiariam a Planam.

Todos os deputados acusados foram ouvidos pela revista. Eles negaram as novas acusações. Na avaliação do presidente do Conselho de Ética,  Ricardo Izar, a tentativa de envolvê-lo  é "uma manobra das sanguessugas" para tentar salvar seus mandatos parlamentares. Já José Múcio declarou que emprestou sua senha no Ministério da Saúde a prefeitos, a quem responsabiliza por eventuais fraudes em licitações.

Por intermédio de sua assessoria, o deputado Luiz Piauhylino disse que não conhece nenhuma Cristianne Mayrink nem os Vedoins. O corregedor Ciro Nogueira negou conhecer Cristianne. "Isso só pode ser vingança porque sou corregedor. Não conheço essa mulher e só fui apresentado ao Vedoin quando ele prestou depoimento à Corregedoria", afirmou Ciro Nogueira.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Sanguessugas: 67% dos acusados tentarão reeleição

Polícia Federal indicia ex-ministro da Saúde

Lula perde 40 segundos de horário eleitoral

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES