Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula garante vantagem para ganhar no primeiro turno

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula garante vantagem para ganhar no primeiro turno

Congresso em Foco

4/8/2006 | Atualizado 5/8/2006 às 1:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Pesquisa CNI/Ibope divulgada nessa sexta-feira aponta vitória do presidente Lula, em primeiro turno, nas eleições de outubro. Pelo levantamento, o candidato petista tem 44% das intenções de voto, contra 25% do presidenciável tucano, Geraldo Alckmin.

A candidata do Psol, senadora Heloísa Helena, alcançou 11% das intenções. Luciano Bivar, do PSL, e Cristovam Buarque, do PDT, ficaram empatados com 1%. Os candidatos José Maria Eymael, do PSDC, e Rui Pimenta, do PCO, não alcançaram percentual.

Os votos brancos e nulos somaram 9%. Foram entrevistadas 2.002 pessoas, entre os dias 29 e 31 de julho, em 142 municípios de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Em comparação com a sondagem anterior, divulgada há dez dias e na qual foi usada a mesma metodologia, Alckmin caiu dois pontos, com a diferença ficando dentro da margem de erro. Heloísa Helena foi a única a crescer. Passou de 8% para 11%. Os demais candidatos mantiveram o percentual.

Com isso, Lula manteve a vantagem de seis pontos percentuais sobre a soma dos demais candidatos, garantindo o término da eleição no primeiro turno, caso a votação acontecesse hoje.

A pesquisa também verificou os resultados para um possível segundo turno entre Lula e Alckmin e entre o presidente e Heloísa Helena. Em comparação com a pesquisa anterior, a vantagem de Lula sobre o candidato tucano aumentaria.

A diferença entre os dois passou de nove para 14 pontos percentuais. Enquanto Lula obteve 41% dos votos, Alckmin ficou com 37%. Não souberam responder, 5% dos entrevistados e votaram branco ou nulo, 17%.

Na simulação do segundo turno com a candidata do Psol, Heloísa Helena, a senadora teria 30% contra 53% de Lula.

População está insatisfeita, mas tem esperança

Embora a aprovação do governo tenha caído na comparação entre os meses de junho e julho, a população acredita que o desemprego e a inflação devem diminuir nos próximos seis meses. As informações foram reveladas ontem pela pesquisa CNI-Ibope que também divulgou que o presidente tem chances para se reeleger no primeiro turno.

Segundo o levantamento, o brasileiro está otimista com relação ao cenário econômico do país, embora esteja confiando menos no presidente. A confiança em Lula recuou de 56% para 52%. Em junho de 2003, a pesquisa chegou a medir aprovação de 76% dos entrevistados.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Polícia encontra dinheiro em gabinete de deputado

Assessores negam envolvimento no esquema

SP duplicou gastos com publicidade no 1º semestre

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

VÍDEO

Prisão domiciliar de Bolsonaro pode ser revogada, explica criminalista

2

Dados

Veja os deputados que mudaram de voto na PEC da Blindagem

3

ELEIÇÕES 2026

Corrida ao Senado preocupa o Planalto e empolga a direita

4

CONGRESSO

Quem é Alessandro Vieira, o relator da PEC da Blindagem

5

PEC da Blindagem

Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES