Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Datafolha: Psol cresce 4 pontos na corrida ao Planalto

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Datafolha: Psol cresce 4 pontos na corrida ao Planalto

Congresso em Foco

18/7/2006 | Atualizado 19/7/2006 às 1:07

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta terça-feira no Jornal Nacional aponta poucas diferenças na situação do presidente Lula e do candidato tucano Geraldo Alckmin na disputa ao Planalto. Já a presidenciável do Psol, Heloísa Helena, conseguiu a maior alta: quatro pontos em menos de um mês.

A senadora tinha 6% do eleitorado na última pesquisa, em 30 de junho. Agora, aparece com 10% das intenções de voto. Dos candidatos, ela foi a única que apresentou crescimento significativo.

Lula tinha 46% no levantamento de junho e agora está com 44%. Alckmin havia conquistado 29% das intenções na última pesquisa, mas caiu para 28% na atual simulação.

O candidato do PDT, Cristovam Buarque, e do PSDC, José Maria Eymael, mantiveram 1%. O presidenciável do PCO, Rui Pimenta, antes sem nenhum ponto, agora aparece com 1%. Brancos e nulos mantiveram os 7%. Indecisos eram 9% em junho e agora são 8%. O candidato do PSL, Luciano Bivar, não pontuou.

Considerando apenas os votos válidos, Lula teria 52% do eleitorado. Porém, como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos, o Datafolha informou que não é possível precisar se o petista venceria a disputa já no primeiro turno.

Levando-se em conta a margem de erro para menos, o presidente teria 50% dos votos. Mas, para ser eleito em primeiro turno, ele precisaria da metade dos votos válidos mais um.

Segundo turno

O Datafolha simulou um eventual segundo turno entre Lula e Alckmin. O candidato do PT apresentou queda e aparece com 50% das intenções de voto. Na pesquisa de abril ele tinha 52%, manteve o percentual em maio e, em junho, caiu mais um ponto.

O candidato tucano obteve o voto de 40% dos entrevistados, mesmo patamar da pesquisa de junho. Em abril ele tinha 37%, dois pontos a mais que em maio, quando marcou 35%.

Avaliação do governo

O instituto solicitou aos entrevistados que fizessem também uma avaliação do governo Lula. Classificaram-no como ótimo ou bom 38% dos entrevistados - um ponto a menos que em maio e dois a menos que em abril. Consideraram regular 40% dos eleitores. Em maio eram 37% e em abril, 38%.

Caiu o número de pessoas que acham o governo ruim ou péssimo. Nesta pesquisa, foram 21% dos entrevistados. Em maio eram 22% e em abril, 23%. O instituto ouviu 6.264 eleitores, entre segunda e terça-feira, em 272 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

ABI pede veto para projeto do Pastor Amarildo

Morre o ator Raul Cortez

CPI: PPS pedirá defesa de deputado acusado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES