O jornal Correio do Povo publicou neste sábado (15) pesquisa de intenção de votos que aponta vantagem de Geraldo Alckmin (PSDB) sobre Lula (PT) na disputa para a Presidência da República no Rio Grande do Sul.
Segundo o levantamento, que ouviu 1.540 eleitores em 50 municípios gaúchos e foi realizado pelo Centro de Pesquisas Correio do Povo (CPCP), na pesquisa estimulada, Alckmin tem 34,7% das preferências; Lula, 29%; Heloísa Helena (Psol), 9,9%; e Cristovam Buarque (PDT), 1,1%. Na pesquisa espontânea, Lula (23,8%) está à frente de Alckmin (19,4%).
O atual governador Germano Rigotto (PMDB) aparece na frente na consulta para o governo do estado, com 28,1% das intenções de voto. É seguido por Olívio Dutra (PT), com 20,8%; Yeda Crusius (PSDB), 14,5%; Alceu Collares (PDT), 9,6%; e Francisco Turra (PP), 4,2%.
Na disputa para o Senado, Pedro Simon (PMDB), que concorre à reeleição, está disparado na dianteira, com 42,8% das intenções de voto. Seus principais adversários são Miguel Rossetto (PT), que tem 9,3%, e Mônica Leal (PP), com 3,1%.
A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. Com 7,7 milhões de eleitores, o Rio Grande do Sul é o quinto maior colégio eleitoral do país (atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia).