Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Homenagens marcam enterro de Dante de Oliveira
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 93308, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":93308}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Homenagens marcam enterro de Dante de Oliveira

Congresso em Foco

8/7/2006 | Atualizado às 9:29

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O ex-governador de Mato Grosso Dante de Oliveira (PSDB) foi enterrado ontem em Cuiabá, às 18h, com honras de chefe de Estado. O velório, realizado na Assembléia Legislativa, reuniu lideranças políticas de todo o país e de vários partidos. O autor da emenda das diretas morreu na noite de quinta-feira, vítima de infecção generalizada agravada por pneumonia, diabetes, complicações cardíacas e insuficiência renal. O governo estadual decretou luto oficial de três dias. Dante tinha 54 anos e era casado com a deputada Thelma de Oliveira (PSDB-MT).

O vice-presidente da República, José Alencar (PRB), representou o presidente Lula. Segundo Alencar, Dante tinha o nome intimamente ligado à democracia. Em mensagem de solidariedade à família do ex-governador e ex-deputado, Lula afirmou que a sociedade brasileira tem uma dívida de gratidão com o tucano, a quem chamou de "companheiro de luta". Segundo o presidente, embora a vontade do povo não tenha prevalecido e a emenda tenha sido rejeitada, a ousadia de Dante fortaleceu o movimento popular pela redemocratização do país.

O candidato a presidente Geraldo Alckmin (PSDB) cancelou compromissos de campanha para homenagear o colega de partido. "Dante teve um papel importante na redemocratização do Brasil. Quando ninguém acreditava nas eleições diretas, ele teve uma enorme perseverança, apresentando a emenda constitucional. Isso mobilizou a sociedade", disse o candidato, que foi ao velório, acompanhado do ex-prefeito de São Paulo José Serra.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não compareceu. Mas divulgou nota lamentando a morte, que, segundo ele, "causa pesar em todos aqueles que tomaram parte na oposição ao regime autoritário e na defesa da democracia".

Candidata ao governo de Mato Grosso e adversária política do ex-governador, a senadora petista Serys Slhessarenko disse que, apesar das divergências ideológicas, há consenso dentro do PT sobre o papel de Dante na emenda das Diretas.

No Senado, senadores se revezaram na tribuna para homenagear o ex-governador. Emocionado, o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), leu voto de pesar pela morte de Dante e prestou solidariedade à família do político. O senador José Sarney (PMDB-AP) propôs e o plenário aprovou a realização de sessão especial em homenagem a Dante. O tucano foi ministro da Reforma Agrária de seu governo.

Desagravo

O velório foi marcado por desagravo da cúpula tucana ao ex-governador morto. Desde 2003, ele era acusado de ter tido a campanha de reeleição financiada em 1998, em esquema de caixa dois, por João Arcanjo Ribeiro, condenado por comandar o crime organizado em Mato Grosso e preso na cidade.

"Quem destratou Dante deve estar agora com vergonha", disse o ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB), também presente ao velório. Marconi não fez referência direta ao suposto financiamento de Arcanjo, que envolveria ao menos R$ 8,3 milhões em caixa dois. A Justiça determinou a abertura de inquérito, ainda em andamento. Não havia provas contra o ex-governador.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Senado

Mecias de Jesus propõe acordo individual para trabalho aos domingos

2

PEDRO CAMPOS

PSB quer Alckmin vice de novo e reforma sem vilanizar servidor

3

Audiência pública

Câmara debate aposentadoria especial para agentes de saúde

4

Câmara dos Deputados

Erika Hilton convoca manifestação pelo fim da escala 6X1

5

Congresso

Psol e Novo se opõem à proposta de limitar ações de partidos no STF

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER_VAST", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "context": "{\"positioncode\":\"VAST_Leitura_Noticias\"}" }