O candidato à Presidência pela coligação PSDB/PFL, Geraldo Alckmin, admitiu ter ficado surpreso com o resultado das pesquisas Datafolha e Vox Populi divulgadas hoje. Em ambas, a diferença do presidente Lula em relação à candidatura do tucano diminuiu, apesar de o petista ainda aparecer como favorito para vencer a disputa já no primeiro turno.
O ex-governador paulista disse que não esperava ultrapassar os 21% antes do início do horário eleitoral gratuito marcado para 15 de agosto. "O resultado das pesquisas é muito promissor e vale lembrar que oficialmente a campanha só começa no dia 5 próximo. Agora, é continuar trabalhando, vestir a sandália da humildade e perseverar, perseverar", disse.
Na avaliação de Alckmin, o crescimento de sua candidatura é reflexo da apresentação que ele tem feito ao país do seu nome e do trabalho que desenvolveu em São Paulo, onde esteve à frente do Palácio dos Bandeirantes. "É preciso continuar mostrando que existe uma alternativa (a Lula) e que esta alternativa pode ser melhor", ressaltou.
O crescimento de Alckmin nas pesquisas coincide também com a série de ataques do PFL ao presidente Lula em inserções da propaganda partidária no rádio e na TV. O tucano cumpriu agenda ontem em Boa Vista, Roraima, e hoje em Manaus. Amanhã deve cumprir agenda em São Caetano, no ABC paulista, junto com o candidato tucano ao governo do Estado, o ex-prefeito José Serra. Na segunda-feira, Alckmin dá entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.