Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Newton Cardoso derrota Itamar e disputará o Senado

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Newton Cardoso derrota Itamar e disputará o Senado

Congresso em Foco

29/6/2006 | Atualizado 30/6/2006 às 6:21

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Numa disputa em que até simpatizantes saíram feridos, o ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso foi escolhido ontem como candidato do PMDB ao Senado, vencendo por uma grande margem de votos o ex-presidente Itamar Franco. A vitória de Cardoso, cuja gestão em Minas foi marcada por fartas denúncias de corrupção, representa um forte indicativo de aliança entre PT e PMDB na sucessão estadual.

A decisão sobre a coligação ficou para hoje, quando acontece a convenção petista. Durante a convenção peemedebista, a executiva estadual do partido recebeu a delegação para decidir sobre a coligação.

A cúpula do PMDB mineiro já havia aprovado uma aliança com o PT, na qual indicaria o vice na chapa de Nilmário Miranda e o candidato ao Senado. Na última hora, recebeu também uma proposta oficial de aliança do PSDB e apoio à reeleição do governador Aécio Neves.

A derrota de Itamar atinge também o governador tucano - que o apoiou abertamente. Cardoso obteve quase 70% dos votos dos convencionais - 390 contra 141 do ex-presidente. Zaire Resende, outro pré-candidato, somou 30 votos. Foram cinco votos nulos e um em branco.

Para o ex-governador, mais conhecido como "Newtão", o resultado representou uma espécie de vingança, já que nas eleições de 2002 não obteve o apoio de Itamar, então governador de Minas, que preferiu apoiar Aécio. Cardoso era vice de Itamar.

Hoje ele comemorou a vitória e aproveitou para desfilar sua tradicional ironia. Questionado se o resultado representava o fim da carreira política de Itamar, afirmou: "Não há porque encerrar. Ele é muito novo ainda, o doutor Itamar Franco. Ele vai até 100 anos de idade", disse, provocando gargalhadas.

Novos companheiros

De acordo com Cardoso, o indicativo é mesmo de aliança com os petistas. O PT mineiro está passando por cima de suas diferenças históricas com o ex-governador - a quem acusavam de corrupto - para garantir maior tempo de horário eleitoral gratuito e um palanque forte para a campanha à reeleição do presidente Lula no Estado.

Ontem pela manhã, após troca de insultos, empurrões, socos e pontapés de simpatizantes de Cardoso e Itamar, duas pessoas ficaram feridas nas imediações do Hotel Grandarreal, no centro de Belo Horizonte, onde se realizava a convenção.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PREVIDÊNCIA

Lei que dispensa perícia para doentes sem cura entra em vigor

2

CRISE ENTRE PODERES

Constitucionalistas apontam validade da derrubada do IOF por Congresso

3

LIBERDADE RELIGIOSA

Projeto na Câmara busca regulamentar gravação de cultos religiosos

4

CRISE DO IOF

AGU recebe pareceres que reforçam legalidade de decretos sobre o IOF

5

JORNADA DE TRABALHO

Deputados do PT propõem jornada semanal de 36h sem corte de salário

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES