A candidata à presidência da República pelo Psol, a senadora Heloísa Helena (AL), criticou nesta sexta-feira a inauguração da primeira penitenciária federal do Brasil. Segundo a senadora, uma política de segurança pública eficaz acontece, principalmente, com uma política social justa.
"Primeiro precisamos de uma política que tire crianças e adolescentes das ruas para evitar que caiam na marginalidade, no narcotráfico e na prostituição", argumentou. A senadora disse ainda que, junto com a política social, é necessário implementar ações preventivas de segurança pública, como bons salários para policiais civis e militares e monitoramento de crianças e jovens.
As críticas da candidata decorrem da inauguração da primeira penitenciária federal do País, em Catanduvas (438 km a oeste de Curitiba), pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. A penitenciária faz parte de uma série de cinco prisões de segurança máxima que o governo federal anunciou que realizaria em fevereiro de 2003. A prisão de Catanduvas é a única que foi finalizada.