O Brasil precisou do talento do meia Kaká para derrotar a Croácia, por um a zero, em sua estréia na Copa da Alemanha. Com o resultado, a equipe comandada por Carlos Alberto Parreira igualou a pontuação da Austrália, mas ficou em segundo lugar no Grupo F, pois tem saldo de gols inferior à seleção da Oceania. A exemplo do Japão, a Croácia ainda não pontuou no Mundial.
O Brasil começou bem a partida, trabalhando a bola no meio-campo e chegando com perigo ao ataque. A partir da metade do primeiro tempo, o ritmo caiu, e a seleção só voltou a atacar com objetividade aos 43min, quando Kaká recebeu na meia e marcou um belo gol de perna esquerda.
Sem o meia Niko Kovac, que havia deixado o gramado contundido antes do intervalo, Zlatko Kranjcar mandou seu time à frente e passou a criar problemas para a defesa brasileira. Enquanto Dida trabalhava bastante, o ataque pouco produzia, e o apagado Ronaldo foi substituído por Robinho.
As duas equipes voltam a campo, pela segunda rodada, no próximo domingo. Às 10h (de Brasília), a Croácia enfrenta o Japão, do técnico Zico, em Nuremberg. Já o Brasil joga em Munique, às 13h (de Brasília), contra a Austrália.